terça-feira, 21 de maio de 2013

RetroGamer #1 - POLICENAUTS

Policenauts é um jogo de aventura cinemático, com uma história de ficção científica Hard publicado pela Konami, escrito e dirigido por Hideo Kojima. O jogo foi inicialmente lançado para a plataforma de computador PC-9821 em1994, seguido de versões remake lançadas para 3DO em 1995, e PlayStation e Sega Saturn em 1996. O jogo nunca foi oficialmente lançado para outros países se não o Japão, apesar dos planos de uma versão em inglês internacionalizada da versão para Saturn.



Policenauts, como Snatcher, faz várias homenagens a filmes pre-existentes, a mais óbvia sendo as semelhanças dos personagens principais Jonathan e Ed do jogo com Riggs e Murtaugh do filme Lethal Weapon.



Você joga como Jonatham Ingram, um dos 5 policenauts (policiais selecionados ao redor do mundo) para se tornarem os primeiros policiais da colônia espacial “Beyond”, que teve a sua construção finalizada em 2013. Durante um teste com uma roupa espacial, Jonatham sofre um acidente e é sugado para o espaço. Considerado morto por todos, seu corpo é achado 25 anos depois, vivo, hibernado graças ao módulo de criogenia de roupa.


Em 2040, 2~3 anos depois de ser resgatado vivo, Jonatham perdeu tudo: com sua carreira como policial comprometida, amigos envelhecidos, sua esposa casada com outro homem, ele vive os dias como investigador particular em Old Los Angeles. Porém, um dia, Lorraine, sua ex-esposa, aparece em seu escritório pedindo ajuda para encontrar seu atual marido, desaparecido em Beyond. Jonatham acaba aceitando ajudar Lorraine, o que o faz retornar ao espaço e a encontrar (e encarar) todo o seu passado novamente.

A jogabilidade de Policenauts pode ser dividida em 3 partes: a parte de texto e leitura, onde você acompanha os diálogos e desenvolvimento da história, com bom movimentação dos personagens em tela (movimento dos lábios acompanham sempre o áudio) além de cenas em puro anime. Aqui vale destacar o trabalho de dublagem, para um jogo lançado em 1994/1995 é IMPECÁVEL. Sensacional a qualidade das vozes e dos diálogos, o que te deixa totalmente envolvido na história e com os personagens. Nos textos, várias opções são abertas para perguntas durante as cenas, partes necessárias para o desenvolvimento do jogo, claro, mas também MUITA informação sobre assuntos relacionados a exploração espacial, astronautas, comportamento do corpo humano no espaço, tecnologias, misturando realidade e história com ficção, marca tradicional de Kojima, que ficou evidente mundialmente com a série Metal Gear.

A segunda parte da jogabilidade fica para o tradicional point and click dos velhos adventures. Achar itens nos cenários, escolher portas, acessar computadores, tudo o que um bom adventure tem a oferecer.

A terceira parte são as “batalhas”. São sequências onde você atira com revolver, para acertar os inimigos em tela, estilo clássico dos shooters arcades da década de 90.


Enfim, Policenauts não é um jogo para qualquer um. Quem não está acostumado aos antigos adventures e shooters, pode achar a jogabilidade chata e lenta, além de toda a dublagem ser em japonês (amo). Para a maioria das pessoas no ocidente, só foi possível jogar policenauts graças ao esforço da galera desse site aqui, que legendou todos os diálogos e menus. Para os mais nostálgicos, eles usaram a mesma fonte que Metal Gear Solid de PS.

Quem é fã de Kojima, de um bom adventure com boa história de policial a lá anos 80, não pode deixar de jogar Policenauts.

Fique ai com a intro do game:



Valew e até a proxima!!

Por: +Rodrigo Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário