sexta-feira, 19 de abril de 2013

Curió #03 - Space Invaders Mania!


Fala aê, amigos biscoiteiros de plantão! Tudo belezinha com vocês? Hoje faleremos de algo para quem curte games, para quem curte arte e para quem curte ser Curió com muitas gotas de chocolate nesse gande cookie que é a sua, a minha, a nossa coluna gostosinha de curisidades aqui no Games com Biscoito! Vamos falar de Space Invaders Mania! É o jogo, é a arte, é a caça ao jogo, a caça aos aliens, enfim, tudo isso e mais um pouco!




Primeiro vamos falar do jogo! Se você viveu os tempos áureos dos arcades e do Atari provavelmente jogou Space Invaders! A IGN o colocou na lista dos 10 jogos mais influentes de todos os tempos, então se você não conhece e nunca jogou, taca aí no Google nosso de cada dia e se esbalde, pois vale a pena, mas claro, depois de ler o Curió ;)! Lançado em 1978, ele foi um dos primeiros jogos de tiro com gráfico bidimensional e foi um sucesso na época graças a sua jogabilidade inovadora que consistia em não determinar um tempo para terminar uma partida, mas sim transformá-lo em “vidas” que tornavam a durabilidade do jogo definida pela perícia do jogador. O objetivo do jogo é simples, mas divertida - destruir naves alienígenas com um canhão à laser e foi inspirado na onda popular de filmes da época como Star Wars. Space Invaders ispirou diversos jogos e até hoje é referencia para artistas e desenvolvedores.


Um destes artistas, e agora vamos falar de arte, é um francês de 42 anos que não revela o nome verdadeiro, apenas seu nick name que é exatamente “Invader”. Através de mosaicos, Invader espalha pelo mundo os ícones do jogo Space Invaders unindo games e arte urbana de uma forma muito peculiar e curiosa! Seus mosaicos estão espalhados por mais de 50 cidades pelo mundo, sendo a França, sua terra natal, o país com a maioria dessas intervenções.


Seus trabalhos costumam ficar em pontos aleatórios da cidade, geralmente em locais de grande tráfego ou que chamem bastante atenção misturando-se ao dia a dia das pessoas!



Para se ter uma ideia da ousadia de Invader, alguns de seus trabalhos mais famosos estão nas letras do letreiro de Hollywood! Veja o vídeo abaixo:


Além dele já ter mandado uma de suas obras para o espaço, literalmente!


Mas eu preciso ir tão longe para ver algumas dessas artes? – Você me pergunta agora, meu caro amigo biscoiteiro e eu respondo: Não! Pelo menos se você morar em São Paulo! A cidade está cheia dos alienígenas de Invader, pois o artista fez parte de uma mostra promovida pelo MASP em 2011. Algumas pessoas e grupos fazem uma verdadeira “Caça aos aliens” pela cidade, tirando fotos e compartilhando as descobertas!
As imagens que ilustram este Curió são todas intervenções do Invader, se você quiser ver mais, vale a pena pesquisar! O link abaixo traz um mapa com os aliens espalhados por São Paulo para você mesmo fazer a sua caçada e viver na vida real a emoção de um game, bom, pelo menos algo próximo disso, porque você não vai usar seu canhão de laser para destruir as obras do cara, né...rsss.

Clique e veja a galeria.

Invader também faz outros tipos de mosaicos também, como estes abaixo, porém estes estão lá na França!



E é isso amigos gamers! Esse foi nosso Curió #03, dá joinha aí e compartilha! Mandem idéias e curiosidades para compartilharmos aqui e até a próxima! Fui!

Por Rodrigo Joker.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário