sábado, 12 de julho de 2014

Curió # 14 – Pernas pra que te quero!

SEGAAAAAAAAAA

Acho que depois de “It’s Me, Mario”, ouvir essa vinheta com o Sonic atravessando o Logo é uma das expressões mais amadas e nostálgicas dos amantes de games que viveram os anos 90 com um controle de videogame nas mãos. Mas não, hoje não falaremos da Sega, hoje falaremos dele que atravessa a tela correndo, um cara espinhoso de tão legal, senhores biscoiteros, com vocês: Sonic, the Hedgehog, ou apenas Sonic, para os íntimos!



Já falamos aqui no Curió sobre a interessante origem do Mário, símbolo da Nintendo! A origem do Sonic é bem menos glamorosa e até um pouco óbvia: ele foi criado para concorrer com ele e ser o símbolo da Sega. O que chama atenção, no entanto, é o carisma e o sucesso do porco espinho, a ponto da ter sobrevivido a crise da Sega e também por ter superado seu antecessor, o menino meio macaco chamado Alex Kidd. 




Criado no final da década de 80, a Sega só adotou o Alex Kidd como mascote após relativo sucesso do jogo que ele protagonizava, ou seja, ele não foi criado inicialmente para isso. Sua primeira aparição foi no jogo Alex Kidd in Miracle World em 1986 para o Master System. 




Momento “Drops”: Alex Kidd in Miracle World foi lançado com a intenção de competir com o Super Mário Bros, (sempre ele) o jogo! Como o Master System não era tão popular, o jogo não fez o mesmo sucesso do concorrente, mas foi considerado melhor pela crítica da época.




Vendo a popularidade do Mário só crescer, mesmo com outros jogos do Alex Kidd, a Sega decidiu abrir um concurso interno para criar uma nova mascote e dentre todas as sugestões, Sonic o ouriço foi escolhido! E logo depois vieram os jogos! Era a Sega seguindo o caminho inverso ao do Alex Kidd.



Sonic é uma criação de Yuji Naka e Naoto Ohshima e segundo matéria especial do site 88 milhas, concorreu com algumas mascotes bem bizarras, como um lobo e um carinha que tinha o cabelo do Bart Simpson, vejam só!




Mas a Sega não queria uma mascote qualquer, se era para superar o antecessor e bater de frente com a concorrência, esse personagem deveria ter a espírito daquilo que o Mega Drive, o novo console da empresa, tinha de melhor: a sua velocidade! Assim nascia um personagem que abusava dela em todos os momentos possíveis mostrando que o Mega Drive, com seu superior poder de processamento (também chamado de Blast Processing), realmente era bem aproveitado como experiência de jogo e não apenas estético! Além disso, Sonic foi desenvolvido com cores fortes e chamativas, que fazem uma alusão as cores da bandeira americana e ainda tinha uma expressão “descolada” e atitudes que o fizeram extremamente carismático.




Momento “Drops”: Como se parece com um rato de espinhos nas costas, durante o desenvolvimento, o primeiro nome de Sonic foi Mr. Needlemouse, "Sr. Rato Espinhoso" em tradução literal, sendo alterado depois para fazer referência ao seu tipo animal real: um ouriço.





Ainda segundo o 88 milhas, o Sonic real é um ouriço conhecido como Ouriço-Cacheiro e ele vive em algumas partes da Europa e também na África, Ásia e Nova Zelândia e não, eles não são velozes!




Sonic é basicamente um jogo de plataforma e alguns definem como um jogo em que apenas é preciso correr desenfreadamente, que não há história nos games. Basicamente, sabemos que o Dr. Eggman ou Dr. Robotnik em algumas "traduções", transforma os animais da floresta em robôs escravos e o objetivo do Sonic é libertá-los e derrotar o vilão! Ainda há a busca pelas esmeraldas chamadas de Chaos. As fases lembram jogos de Pinball e possuem loopings e canos que conectam diversos ambientes em diferentes níveis, ao contrário de Mário, que é basicamente linear.




Nos jogos seguintes, Sonic ganha ajuda de outros animais como o Tails, a raposinha de 2 caudas que “voa” em Sonic 2 e aqui também é a estreia de Super Sonic. Em Sonic 3 vem Knuckles, que era vilão e depois virou aliado. Com os anos, o estilo plataforma deu espaço para outros formatos em jogos 3D como Sonic Adventure e Sonic Adventure 2 que trouxe ainda mais personagens, além de diversos outros jogos. Sonic também teve variações do tipo puzzles e corridas.




Com o fiasco de suas plataformas seguintes (Saturn e DreamCast), nem o carisma do Sonic foi capaz de salvar a Sega, que optou por abandonar a guerra dos consoles e se dedicar apenas aos games e ele estava lá, Sonic sobreviveu! Assim, vimos o improvável, Sonic invadindo outros consoles como Playstation 2, Xbox, GameCube e Nintendo DS e em alguns casos, dividindo o jogo com o antigo rival: Mário!




Em celebração aos 20 anos do jogo original, em 2011 foi lançado o game Sonic Generations que promove o encontro do Sonic atual com o Sonic clássico, trazendo nostalgia e modernidade no mesmo jogo! Segundo a Sega, ele foi o game do Sonic mais vendido em uma pré venda e recebeu de nomes como a IGN a nota 8,5 e 8 da GamesRadar, que o considerou o melhor game do Sonic desde Sonic 2!



É uma pena a Sega ter abandonado a guerra dos consoles, mas é muito bom o Sonic ter sobrevivido e ainda estar aí divertindo gamers antigos e novos! Este que vos fala tem muito carinho pelo ouriço azul, joguei muito na infância e tive um Master System III com Sonic na memória e passei muitas tardes na cia dele! Esperem um pouco, por favor, meus olhos estão suando...



E é isso! Hoje em dia temos nosso querido ouriço azul até em jogos de celular, portanto existem diversas formas de curtir o rei da velocidade no mundo dos canos e loopings digitais. Espero que tenham curtido o tema deste mês. O Curió é um canal aberto, portanto envie sugestões, críticas, idéias de temas e comentários! Valeu e até a próxima!



*Por Rodrigo Joker



Nenhum comentário:

Postar um comentário