“SEGAAAAAAAAAA”
Acho que depois de “It’s Me, Mario”, ouvir essa vinheta com
o Sonic atravessando o Logo é uma das expressões mais amadas e nostálgicas dos
amantes de games que viveram os anos 90 com um controle de videogame nas mãos.
Mas não, hoje não falaremos da Sega, hoje falaremos dele que atravessa a tela
correndo, um cara espinhoso de tão legal, senhores biscoiteros, com vocês:
Sonic, the Hedgehog, ou apenas
Sonic, para os íntimos!
Já falamos aqui no Curió sobre a
interessante origem do Mário, símbolo da Nintendo! A origem do Sonic é bem
menos glamorosa e até um pouco óbvia: ele foi criado para concorrer com ele e ser o símbolo da Sega. O que chama atenção, no entanto, é o carisma
e o sucesso do porco espinho, a ponto da ter sobrevivido a crise da Sega e
também por ter superado seu antecessor, o menino meio macaco chamado Alex Kidd.
Criado no final da década de 80, a
Sega só adotou o Alex Kidd como mascote após relativo sucesso do jogo que ele
protagonizava, ou seja, ele não foi criado inicialmente para isso. Sua primeira
aparição foi no jogo Alex Kidd in Miracle World em 1986 para o Master
System.
Momento “Drops”: Alex Kidd in Miracle World foi lançado com a intenção de competir
com o Super Mário Bros, (sempre ele) o jogo! Como
o Master System não era tão popular,
o jogo não fez o mesmo sucesso do concorrente, mas foi considerado melhor pela
crítica da época.
Vendo a popularidade do Mário só
crescer, mesmo com outros jogos do Alex Kidd, a Sega decidiu abrir um concurso
interno para criar uma nova mascote e dentre todas as sugestões, Sonic o ouriço
foi escolhido! E logo depois vieram os jogos! Era a Sega seguindo o caminho
inverso ao do Alex Kidd.
Sonic é uma criação de Yuji
Naka e Naoto Ohshima e segundo matéria especial do site 88 milhas, concorreu com algumas
mascotes bem bizarras, como um lobo e um carinha que tinha o cabelo do Bart Simpson, vejam só!
Mas a Sega não queria uma mascote
qualquer, se era para superar o antecessor e bater de frente com a
concorrência, esse personagem deveria ter a espírito daquilo que o Mega Drive,
o novo console da empresa, tinha de melhor: a sua velocidade! Assim nascia um
personagem que abusava dela em todos os momentos possíveis mostrando que o Mega Drive, com seu superior poder de processamento (também chamado
de Blast Processing), realmente era bem
aproveitado como experiência de jogo e não apenas estético! Além disso, Sonic
foi desenvolvido com cores fortes e chamativas, que fazem uma alusão as cores
da bandeira americana e ainda tinha uma expressão “descolada” e atitudes que o
fizeram extremamente carismático.
Ainda segundo o 88 milhas, o Sonic
real é um ouriço conhecido como Ouriço-Cacheiro e ele vive em algumas partes da Europa e também na África,
Ásia e Nova Zelândia e não, eles não são velozes!
Sonic é basicamente um jogo de plataforma
e alguns definem como um jogo em que apenas é preciso correr desenfreadamente,
que não há história nos games. Basicamente, sabemos que o Dr. Eggman ou Dr.
Robotnik em algumas "traduções", transforma os animais da floresta em robôs escravos e o objetivo do
Sonic é libertá-los e derrotar o vilão! Ainda há a busca pelas esmeraldas
chamadas de Chaos. As fases lembram jogos de Pinball e possuem loopings e canos que conectam diversos ambientes em diferentes níveis, ao contrário de Mário, que é basicamente linear.
Nos jogos seguintes, Sonic ganha ajuda
de outros animais como o Tails, a raposinha de 2 caudas que “voa” em Sonic 2 e
aqui também é a estreia de Super Sonic. Em Sonic 3 vem Knuckles, que era vilão
e depois virou aliado. Com os anos, o estilo plataforma deu espaço para outros
formatos em jogos 3D como Sonic Adventure e Sonic Adventure 2 que trouxe ainda
mais personagens, além de diversos outros jogos. Sonic também teve variações do
tipo puzzles e corridas.
Com o fiasco de suas
plataformas seguintes (Saturn e DreamCast), nem o carisma do Sonic foi capaz de
salvar a Sega, que optou por abandonar a guerra dos consoles e se dedicar
apenas aos games e ele estava lá, Sonic sobreviveu! Assim, vimos o improvável, Sonic invadindo outros consoles
como Playstation 2, Xbox, GameCube e Nintendo DS e em
alguns casos, dividindo o jogo com o antigo rival: Mário!
Em
celebração aos 20 anos do jogo original, em 2011 foi lançado o game Sonic Generations
que promove o encontro do Sonic atual com o Sonic clássico, trazendo nostalgia
e modernidade no mesmo jogo! Segundo a Sega, ele foi o game do Sonic mais
vendido em uma pré venda e recebeu de nomes como a IGN a nota 8,5 e 8 da
GamesRadar, que o considerou o melhor game do Sonic desde Sonic 2!
É uma pena a Sega ter abandonado a
guerra dos consoles, mas é muito bom o Sonic ter sobrevivido e ainda estar aí
divertindo gamers antigos e novos! Este que vos fala tem muito carinho pelo ouriço
azul, joguei muito na infância e tive um Master System III com Sonic na memória e
passei muitas tardes na cia dele! Esperem um pouco, por favor, meus olhos estão
suando...
E é isso!
Hoje em dia temos nosso querido ouriço azul até em jogos de celular, portanto
existem diversas formas de curtir o rei da velocidade no mundo dos canos e
loopings digitais. Espero que tenham curtido o tema deste mês. O Curió é um canal aberto, portanto
envie sugestões, críticas, idéias de temas e comentários! Valeu e até a
próxima!
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