quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Curió 15 # Wumpas e Bandicoots

E aí, galera biscoiteira! Bem vindo ao meu, ao seu, ao nosso Curió! Esse mês nós vamos de sugestão do internauta WesleyCosta e vamos falar sobre mais um personagem muito querido do mundo dos games: Crash Bandicoot! Bora recolher  frutas Wumpa, quebrar todas as caixas e vestir nossa máscara Aku-Aku?




Crash, que eu sempre pensei ser uma raposa (“Que burro, dá zero pra ele!” kkk), na verdade é um marsupial, que é uma classe de mamíferos característicos por possuir uma bolsa abdominal chamada de marsúpio. O canguru, por exemplo, é um tipo de marsupial. O Crash faz parte de um grupo chamado Peramelemorphia (um verdadeiro trava-língua!) que inclui os animais designados por bandicoots e bilbies, portanto, o “sobrenome” dele na verdade indica seu tipo animal!  Os bandicoots são animais onívoros, e são encontrados na Austrália, Tasmânia, Nova Guiné e ilhas próximas. Estão vendo, o Curió não é só cultura nerd... :P


Um bandicoot de verdade!

Você sabia que o Crash foi por algum tempo a mascote da Sony? Pois é! Lembra que falamos que a Sony começou a trabalhar com a Nintendo e que a parceria não tinha dado certo, separando as duas e fazendo a Sony lançar o PlayStation por conta? Até então não havia uma mascote e a Naughty Dog, sim amiguinhos, a empresa de Uncharted e The Last of Us, mais precisamente em uma parceria com Mark Cerny e a Universal Interactive Studios lançam Crash Bandicoot como mascote da Sony PlayStation, apesar disso ter acontecido apenas 2 anos após o lançamento do console! Andy Gavin e Jason Rubin foram os criadores e Charles Zembillas e Joe Pearson os designers. O personagem foi muito bem aceito e um jogo exclusivo estava a caminho!




Momento “Drops”: Crash fez muito sucesso no Japão e justificou o sucesso dele como mascote, talvez por isso seja novidade para alguns aqui no ocidente que ele tenha tido este posto. É uma pena que apesar de carismático, com o passar dos anos, ele não tenha se firmado como ícone da cultura pop assim como Mário ou Sonic, mas ainda assim ele é muito querido pelos fans!


O que vamos fazer essa noite, Cérebro? #SQN

Em 1996 é lançado “Crash Bandicoot” (o jogo) para PlayStation. Se passando nas fictícias ilhas N. Sanity, o game apresenta como Crash "surgiu"! Ele é o resultado de um teste dos cientistas Neo Cortex e Dr. Nitrus Brio. Eles planejavam dominar o mundo usando um exército de animais geneticamente alterados. Para isso, pretendiam usar uma máquina chamada Vórtice de Cortex, porém, Neo Cortex insiste em testar a máquina logo, mesmo inacabada, em um marsupial! A máquina transforma o animal no Crash, só que o mais novo “recruta” não absorve a maldade pretendida pela dupla! Ele foge deixando Tawna, a sua então namorada e também geneticamente alterada, para trás. A missão de Crash passa a ser voltar ao castelo, derrotar os cientistas e salvar Tawna.


Oi! Garotão.. e garotinho?

Momento “Drops”: Tawna foi cortada da série nos jogos seguintes e só aparece em fotos na casa do Crash. O motivo? Não existe um “oficial”, mas dizem que a Naughty Dog a considerou sexy demais para um jogo que também tinha como foco o público infantil.
O game foi muito bem recebido e elogiado pela crítica. Apesar de não trazer um estilo inovador ao já conhecido jogo de plataforma, Crash Bandicoot foi comparado com Donkey Kong Country da Nintendo, o que foi um elogio, e foi um dos jogos mais vendidos para PlayStation, tendo recebido edições posteriores de Greatest Hits em 1997 e Platinum Range em 1998.  Em 2006 tornou-se disponível para download na PlayStation Store, mas sem restauração, portanto com os mesmos gráficos.


Se liga no meu Laptop da Barbie, não, espera...

Em 1997 é lançado o segundo jogo da franquia: Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back. Neo Cortex volta e se faz de bonzinho, enganando Crash e o fazendo coletar cristais para supostamente salvar o mundo, quando na verdade a intenção é fazer a máquina Vórtice funcionar. Aqui vemos pela primeira vez Coco, a irmã caçula de Crash, porém ela só é “jogável” a partir do terceiro game: Crash Bandicoot 3: Warped lançado em 1998. Nesta aventura, um pedaço da estação espacial destruída de Neo Cortez cai na Terra e atinge um monumento antigo liberando uma entidade maligna chamada Uka-Uka que se une a Neo Cortex para mais uma vez, tentar dominar o mundo. Uka-Uka é irmão de Aku-Aku. No game, Aku-Aku é uma máscara mágica que protege Crash dos inimigos, na história ele foi um feiticeiro do bem e hoje “vive” através da máscara, que é uma representação material do seu espírito. 




Momento “Drops”: Na língua nativa da Ilha de Páscoa, a palavra "Aku-Aku" significa "Guia Espiritual", acredita-se que a inspiração para o nome do personagem venha daí.


Crash 2 e 3 também foram bem recebidos, venderam bastante, ganharam relançamento Greatest Hits e Platinum Rage. Crash 2 também foi lançado na PlayStation Store.




A partir do 4º game, Crash Bandicoot 4: The Wrath of Cortex, quem assume a franquia é a Traveller’s Game e a Konami e ele é lançado para PlayStation 2 em 2001 e para Xbox e GameCube em 2002. Somos apresentados à Crunch Bandicoot, outro marsupial geneticamente modificado e a nova arma do Dr. Neo CortexUka-Uka liberta máscaras malignas com poderes elementares da Terra que dão formas especiais para Crunch. No fim, todos são derrotados, Crunch perde a maldade e se torna amigo de Crash!  Sua semelhança com o jogo anterior e a falta de inovação fizeram de Crash 4 um game mediano e não muito bem aceito pela crítica.


Quer disputar um braço de ferro?

Crash Twinsanity ou Crash 5, ainda em poder da Traveller’s Game mas distribuído pela Vivendi Games é lançado em 2004. Desta vez os antigos vilões se unem a Crash para juntos salvarem a ilha dos novos vilões, os Evil Twins. A recepção dos críticos foi mediana. 


Loro não quer biscoito, quer o universo!

Momento “Drops”: Sabia que em certo momento Crash quase se chamou Willie? Mas os produtores acharam o nome bobo demais e mudaram para Crash, referência ao barulho que ele fazia ao quebrar caixas!

Crash rendeu também, em sua cronologia, jogos para portáteis como Game Boy Advance, Nintendo DS e PSP além de games de corrida, como Crash Team Racing, e tipo Party como Crash Bash. No total, Crash possui 18 jogos!





Mas por que não temos um Crash moderno em nossa era de PlayStation 3 e 4, Xbox 360 e One? Ein, mundo cruel? :( Oficialmente não há notícias sobre um novo game tão cedo. A Naughty Dog já expressou desejo em voltar à franquia, seja refazendo os primeiros episódios em HD ou através de um Reboot, mas os direitos permanecem com a Activision (desenvolvedora e distribuidora americana de jogos eletrônicos, cuja maior parte pertence à Vivendi S. A.) embora rumores na internet digam que não. “Nunca está fora de jogo”, disse Arne Meyer, da Naughty Dogs, quando perguntado sobre trazer de Crash de volta.


 - Crash, eu quero voltar a brilhar! 

Enquanto isso não acontece, a gente fica aqui comendo uma fruta Wumpa e sonhando com a volta do mais amado e engraçado marsupial do mundo dos Games!


Os fans e sua criatividade...

E por hoje é só, galerinha! Lembrem-se, o Curió é um canal aberto, portanto faça como o Wesley e envie sugestões, críticas, idéias de temas e comentários! 


Até mais!


*Por Rodrigo Joker

Nenhum comentário:

Postar um comentário