E aí, galera biscoiteira! Bem vindo ao
meu, ao seu, ao nosso Curió! Esse mês nós vamos de sugestão do internauta WesleyCosta e vamos falar sobre mais um personagem muito querido do mundo dos games:
Crash Bandicoot! Bora recolher frutas
Wumpa, quebrar todas as caixas e vestir nossa máscara Aku-Aku?
Crash, que eu sempre pensei ser uma
raposa (“Que burro, dá zero pra ele!” kkk),
na verdade é um
marsupial, que é uma classe de mamíferos característicos por possuir uma bolsa
abdominal chamada de marsúpio. O canguru, por exemplo, é um tipo de marsupial.
O Crash faz parte de um grupo chamado Peramelemorphia
(um verdadeiro trava-língua!) que inclui os animais designados por bandicoots e bilbies, portanto, o “sobrenome” dele na verdade indica seu tipo animal! Os bandicoots são animais onívoros, e são
encontrados na Austrália, Tasmânia, Nova Guiné e ilhas próximas. Estão vendo, o Curió
não é só cultura nerd... :P
Um bandicoot de verdade!
Você sabia que o Crash foi por algum
tempo a mascote da Sony? Pois é! Lembra que falamos que a Sony começou a
trabalhar com a Nintendo e que a parceria não tinha dado certo, separando as
duas e fazendo a Sony lançar o PlayStation por conta? Até então não havia uma
mascote e a Naughty Dog, sim amiguinhos, a empresa de Uncharted e The Last
of Us, mais precisamente em uma parceria com Mark Cerny e a Universal
Interactive Studios lançam Crash Bandicoot como mascote da Sony PlayStation, apesar
disso ter acontecido apenas 2 anos após o lançamento do console! Andy Gavin e Jason Rubin foram
os criadores e Charles Zembillas e Joe Pearson os designers.
O personagem foi muito bem aceito e um jogo exclusivo estava a caminho!
Momento “Drops”: Crash fez muito sucesso no Japão e justificou o
sucesso dele como mascote, talvez por isso seja novidade para alguns aqui no ocidente que ele
tenha tido este posto. É uma pena que apesar de carismático, com o passar dos
anos, ele não tenha se firmado como ícone da cultura pop assim como Mário ou
Sonic, mas ainda assim ele é muito querido pelos fans!
O que vamos fazer essa noite, Cérebro? #SQN
Em 1996 é lançado “Crash Bandicoot” (o jogo) para PlayStation. Se passando nas fictícias ilhas N. Sanity, o game apresenta como Crash "surgiu"! Ele é o resultado de um teste dos cientistas Neo Cortex e Dr. Nitrus Brio. Eles planejavam dominar o mundo usando um exército de animais geneticamente alterados. Para isso, pretendiam usar uma máquina chamada Vórtice de Cortex, porém, Neo Cortex insiste em testar a máquina logo, mesmo inacabada, em um marsupial! A máquina transforma o animal no Crash, só que o mais novo “recruta” não absorve a maldade pretendida pela dupla! Ele foge deixando Tawna, a
sua então namorada e também geneticamente alterada, para trás. A missão de
Crash passa a ser voltar ao castelo, derrotar os cientistas e salvar Tawna.
Oi! Garotão.. e garotinho?
Momento “Drops”: Tawna foi cortada da série nos jogos seguintes e
só aparece em fotos na casa do Crash. O motivo? Não existe um “oficial”, mas
dizem que a Naughty
Dog a considerou sexy demais para um jogo que também tinha como foco o público
infantil.
O game foi muito bem recebido e
elogiado pela crítica. Apesar de não trazer um estilo inovador ao já conhecido
jogo de plataforma, Crash Bandicoot foi comparado com Donkey Kong Country da Nintendo, o que foi um elogio, e foi um dos jogos mais vendidos para PlayStation,
tendo recebido edições posteriores de Greatest Hits em 1997 e Platinum Range
em 1998. Em 2006 tornou-se disponível
para download na PlayStation Store, mas sem restauração, portanto com os mesmos
gráficos.
Se liga no meu Laptop da Barbie, não, espera...
Em
1997 é lançado o segundo jogo da franquia: Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes
Back. Neo Cortex volta e se faz de bonzinho, enganando Crash e o fazendo
coletar cristais para supostamente salvar o mundo, quando na verdade a intenção
é fazer a máquina Vórtice funcionar. Aqui vemos pela primeira vez Coco, a irmã
caçula de Crash, porém ela só é “jogável” a partir do terceiro game: Crash
Bandicoot 3: Warped lançado em 1998. Nesta aventura, um pedaço da estação
espacial destruída de Neo Cortez cai na Terra e atinge um monumento antigo
liberando uma entidade maligna chamada Uka-Uka que se une a Neo Cortex para
mais uma vez, tentar dominar o mundo. Uka-Uka é irmão de Aku-Aku. No game,
Aku-Aku é uma máscara mágica que protege Crash dos inimigos, na história ele foi um
feiticeiro do bem e hoje “vive” através da máscara, que é uma representação
material do seu espírito.
Momento “Drops”: Na língua nativa da Ilha de Páscoa, a palavra "Aku-Aku" significa "Guia Espiritual", acredita-se que a inspiração para o nome do personagem venha daí.
Crash 2 e 3 também foram bem
recebidos, venderam bastante, ganharam relançamento Greatest Hits e Platinum
Rage. Crash 2 também foi lançado na PlayStation Store.
A partir do 4º game, Crash Bandicoot
4: The Wrath of Cortex, quem assume a franquia é a Traveller’s Game e a Konami
e ele é lançado para PlayStation 2 em 2001 e para Xbox e GameCube em 2002. Somos apresentados à Crunch Bandicoot, outro marsupial geneticamente modificado e a nova arma do Dr. Neo Cortex. Uka-Uka
liberta máscaras malignas com poderes elementares da Terra que dão formas
especiais para Crunch. No fim, todos são derrotados, Crunch perde a maldade e
se torna amigo de Crash! Sua semelhança com o jogo anterior e a falta de inovação
fizeram de Crash 4 um game mediano e não muito bem aceito pela crítica.
Quer disputar um braço de ferro?
Crash
Twinsanity ou Crash 5, ainda em poder da Traveller’s Game mas distribuído pela
Vivendi Games é lançado em 2004. Desta vez os antigos vilões se unem a Crash
para juntos salvarem a ilha dos novos vilões, os Evil Twins. A recepção dos
críticos foi mediana.
Loro não quer biscoito, quer o universo!
Momento “Drops”: Sabia que em certo momento Crash quase se chamou Willie? Mas os produtores acharam o nome bobo demais e mudaram para Crash, referência ao barulho que ele fazia ao quebrar caixas!
Crash
rendeu também, em sua cronologia, jogos para portáteis como Game Boy Advance, Nintendo DS e PSP além de games de corrida, como Crash Team Racing, e tipo Party como Crash
Bash. No total, Crash possui 18 jogos!
Mas por que não temos um Crash moderno
em nossa era de PlayStation 3 e 4, Xbox 360 e One? Ein, mundo cruel? :( Oficialmente não há notícias
sobre um novo game tão cedo. A Naughty Dog já expressou desejo em voltar à
franquia, seja refazendo os primeiros episódios em HD ou através de um Reboot, mas os direitos permanecem com a Activision (desenvolvedora e distribuidora americana de jogos
eletrônicos, cuja maior parte pertence à Vivendi S. A.) embora rumores na
internet digam que não. “Nunca está fora de jogo”, disse Arne Meyer, da Naughty
Dogs, quando perguntado sobre trazer de Crash de volta.
- Crash, eu quero voltar a brilhar!
Enquanto isso não acontece, a gente
fica aqui comendo uma fruta Wumpa e sonhando com a volta do mais amado e engraçado
marsupial do mundo dos Games!
Os fans e sua criatividade...
E por
hoje é só, galerinha! Lembrem-se, o
Curió é um canal aberto, portanto faça como o Wesley e envie sugestões, críticas, idéias de temas e
comentários!
Até mais!
*Por Rodrigo Joker
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