Dota 2: sequência da Valve superou League of Legends em estudo da DFC Intelligence
Atualização: A Riot Games, responsável pelo jogo League of Legends, emitiu comunicado oficial no qual se posicionou sobre o estudo realizado pela DFC Intelligence e divulgado pelo site Games Industry.
De acordo com o representante oficial da Riot Games, League of Legends tem "mais de 500 mil jogadores simultâneos todos os dias contando apenas a porção ocidental da Europa", enquanto Dota 2 registrou pouco mais de 325 mil jogadores em seu auge histórico.
A DFC Intelligence manteve sua posição, quando procurada pelo Games Industry, mas se recusou a divulgar mais dados que corroborem suas conclusões.Em fóruns como o NeoGAF, a repercussão foi semelhante, com muitos usuários expressando ceticismo diante dos dados apresentados pela DFC Intelligence. Um dos exemplos citados em discussão foi o Xfire, que foi referenciado como fonte para o estudo, no qual é possível ver mais de 83 mil usuários de League of Legends e apenas cerca de 6 mil de Dota 2.
Confira a seguir a história original, publicada aqui na manhã desta quarta-feira (10):
O jogo League of Legends, da Riot Games, foi superado por Dota 2, da Valve, como game mais jogado nos PCs ocidentais.
A afirmação é baseada em análise da DFC Intelligence, agência especializada em pesquisa da indústria de games e entretenimento. A empresa estudou dados de PCs nos Estados Unidos e na Europa durante o primeiro trimestre deste ano combinando dados de várias fontes, incluindo as informações em tempo real dos 23 milhões de usuários do programa Xfire - muito utilizado por jogadores de MMOs, MOBAs e outros jogos online.
"O uso de League of Legends ficou estável no ano passado e, surpreendentemente, o grande sucesso de Dota 2 não afetou sua popularidade o tanto que esperávamos", disse o analista da DFC Jeremy Miller, apesar da virada feita pelo título da Valve agora.
Os dados também evidencial que o gênero MOBA está em ascensão, tendo em vista que o terceiro título mais jogado, World of Warcraft, ficou bem distante dos dois primeiros colocados.
Ainda assim, os dados para o PC são positivos no geral. Combinando o uso dos 20 games mais jogados para a plataforma durante o mesmo período no ano passado, houve aumento de 22% na assiduidade dos gamers. Mesmo comparando com o quarto trimestre de 2012, houve aumento de 8%.
"O ano passado teve o lançamento de diversos hits para PC que ajudaram muito a aumentar o uso da plataforma. Isso inclui games como Diablo III, Guild Wars 2, Battlefield 3, Minecraft, World of Tanks e a volta de Counter-Strike", disse o analista da DFC David Cole.
O estudo da DFC não levou em conta o uso de jogos casuais e sociais para navegadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário