domingo, 26 de maio de 2013
Curió #5 - O X da questão!
E aí cambada amada (rimou!) do meu, do seu, do nosso Games com Biscoito! Prontos para mais um Curió? A Microsoft jogou seu lutador no octógono da nova geração de consoles e o combate está armado! Hoje vamos conhecer um pouquinho da história daquele que nasceu “X”, deu uma volta de “360º” e agora quer ser “One”: o Xbox!
Para quem não sabe, a Microsoft, gigante do mundo da informática, mesmo antes do lançamento de sua plataforma gamelística (essa palavra existe, Galvão? kkk), já tinha se aventurado no mundo gamer colaborando com a Sega (Segaaaaaaaaa... confessa que quando você lê esse nome, repete isso mentalmente...kkk) para portar o Windows CE, sistema operacional do Windows para dispositivos portáteis como celulares mais antigos, alguns micro-computadores e pasmem, o Dreamcast!
Depois da parceria, Bill Gates (barulho de caixa registradora na sua mente agora) comentou em uma entrevista que um dispositivo de jogos e multimídia era essencial para convergência nos novos tempos. Era uma pista do que estava por vir, pois na Game Developers Conference de 2000 o Sr. Gates apresentava ao mundo o “Xbox”, o primeiro console vendido por uma empresa norte-americana desde o Jaguar da Atari (descontinuado em 1996), lançado para competir com o Playstation 2 (Playstation, Playstation, Playstation... Parabéns, você ganhou uma boneca, ta feliz?... ahhhh, Maisa! Não to não...), Dreamcast e GameCube.
Inicialmente, o console chamado de DirectX Box ganhou o “apelido” de Xbox, coisa que a equipe de marketing da Microsoft não gostou, alegando que não seria bem aceito pelo público e sugerindo outras alternativas, porém, contrariando as expectativas, o nome pegou e foi um sucesso.
O Xbox foi lançado primeiro na América do Norte em 15 de novembro de 2001 e depois Japão e por último na Europa. No Brasil ele nunca chegou oficialmente (somente a geração seguinte, o Xbox 360, em 2006). Com 64 MB de RAM e espaço interno entre 8 e 10 GB, a intenção era conquistar o mercado japonês, mas foi no mercado europeu que o Xbox fez mais sucesso!
O Xbox fez história também com o lançamento em 15 de novembro de 2002 da sua rede integrada chamada Xbox Live para interações e partidas on-line através de Internet banda larga, serviço controverso por ser cobrado, mas que ajudou na popularização do console.
Mas nem tudo foi positivo na trajetória do Xbox, seu primeiro joystick foi eleito em 2008 pelo Guinness Book, o livro dos recordes, o maior controle de todos os tempos, maior em tamanho mesmo. Alguns especialistas chegaram a afirmar que ele foi o segundo pior entre todos os videogames.
No curso natural de evolução, a próxima geração chegou em novembro de 2005 com o Xbox 360 e o encerramento oficial da produção do Xbox em agosto daquele mesmo ano, porém as vendas pelo mundo, devido ao sucesso, terminaram oficialmente apenas em 2009. O suporte a Live foi descontinuada também, hoje a Xbox Live atende apenas para o Xbox 360 com 46 milhões de usuários e uma gama de serviços ampliada com a possibilidade de também baixar jogos, demos, trailers, programas de TV, música e filmes.
O hardware do aparelho, porém, apresentou problemas! As famosas luzes vermelhas no lugar das verdes no botão Power, problema que ganhou apelidos como “As luzes vermelhas da morte”. Elas indicavam uma falha generalizada na placa-mãe do console, inutilizando seu uso.
Em abril de 2007 a Microsoft lançou uma variação do console chamada Xbox 360 Elite e em novembro de 2010 outra chamada de Xbox 360 S, mais conhecida como Xbox 360 Slim com uma nova forma de refrigeração e um design diferente, finando o problema das luzes vermelhas. Junto com ela e como resposta ao sucesso do Nintendo Wii, a Microsoft lançou também a invenção de um brasileiro (o curitibano Alex Kipman) que veio mais uma vez para revolucionar o mercado de games: o exclusivo sensor de movimentos chamado Kinect. Um dispositivo que permite interagir com o console e com os jogos sem a necessidade de um joystick, um periférico semelhante ao sistema do próprio Nintendo Wii, porém aperfeiçoado. O Xbox 360 vendeu 77 milhões de unidades.
E finalmente chegamos ao dia 21 de maio de 2013 em que a Microsoft anunciou o sucessor do Xbox 360, que não se chama Xbox 720 como as pessoas imaginavam, mas sim Xbox One. O console não rodará jogos das gerações passadas, mas permitirá rodar jogos usados, um comércio comum nos EUA mas que preocupa os desenvolvedores de games. A previsão de lançamento é no final de 2013. Além de sistema e processamento mais poderosos para competir com o Playstation 4 e Nintendo Wii U, o novo Kinect também foi melhorado e o console terá comando de voz, trazendo junto com ele o Skype. O Xbox One também terá leitor de mídia Blu-ray, jogando a pá de terra nas pessoas que acreditavam no fim do formato. A decepção acabou sendo a questão do design! Quem esperava algo futurista e cheio de curvas deparou-se com um console quadradão, lembrando muito os finados aparelhos de videocassete.
A grande “cartada” da Sony com o Playstation 4, que era a possibilidade de compartilhamento on line e instantânea de jogos através de um botão também estará no novo Xbox.
A briga será boa e está só começando e quem ganha com tudo isso meus nobres companheiros? Se a palavra “Nós” surgiu na sua mente neste momento... Parabéns é isso mesmo! Agora nos resta ir juntando as moedinhas porque a pior parte de tudo isso serão os preços, e a pior das piores será o preço no Brasil! Isso sim será algo que vai arrancar muito cabelo por aí! Já ouvi falar de gente querendo vender um Rim...
E por hoje é só! Espero que tenham gostado! Eu aprendi um monte de coisas nessa pesquisa!
Até mais biscoiteiros! Cruj Cruj Cruj, tchau!
Por Rodrigo Joker
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário