terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Papo Vita! #2 Lançamentos

O que o Playstation Vita nos guarda para 2014?

Após apresentarmos o console portátil da Sony, o que melhor do que apresentar-lhes tudo o que vem de bom (ou nem tanto) por aí?

2014 mal começou e já tivemos alguns bons lançamentos, porém ao pensar no que jogaria pelo resto do ano, quase nada me vinha a mente. E foi com esse pensamento que decidi criar este post e atualizá-lo de tempos em tempos, reunindo informações e datas de todos os jogos que forem anunciados e lançados até o final do ano.









Janeiro

Age of Zombies (14)
BlitWorks



4 anos depois de ser lançado para o PSP, sua versão definitiva nos é entregue. Com um leve upgrade nos gráficos e, claro, na resolução, temos agora como jogar esse viciante jogo onde você não faz nada além de derrotar hordas e hordas de zumbis, sejam eles múmias, samurais ou mafiosos, regado a um humor tão exagerado e ruim, que é ótimo! O primeiro T-Rex Zumbi a gente nunca esquece...



Doodle Devil (14)
8 Floor Games

Em uma espécie de continuação da franquia Doodle God, o Vita recebe Doodle Devil, agora com o foco totalmente invertido, se antes o que você fazia era criar o universo e tudo de bom, agora você deve combinar os elementos para destruir tudo o que puder, criando uma infinidade de desastres, naturais ou não. 




OlliOlli (21)
Roll7

Exclusivamente para o Playstation Vita, OlliOlli chega como o mais novo jogo de manobras com skate. Usando-se de controles bem limitados, é um jogo preciso e que demandará bastante disciplina e dedicação para que seja dominado. Pode parecer simples, mas seu visual é muito competente no que se propõe.




Dragon Ball Z: Battle of Z (28)
Artdink

O mais novo Dragon Ball focará em batalhas entre times, desta vez contando com um robusto sistema online que nos permitirá jogar mais com 7 pessoas simultaneamente, deste modo, elevando e muito o fator replay e as possibilidades de batalha. Visualmente o jogo está muito fiel ao anime e o potencial é grande, basta agora esperar e ver como o jogo se saí quando lançado.




Fevereiro

The LEGO Movie Videogame (4)
TT Games

A mais nova tentativa na franquia Lego terá uma versão para cada console, o Vita não sendo exceção. A adaptação do filme contará com o humor clássico da série, mas dessa vez promete ser mais frenético. Infelizmente só saberemos se será um port dos consoles ou da versão do 3DS quando lançar, o que é uma pena, devido ao potencial desperdiçado do Vita.




Dustforce (4)
Hitbox Team
Esse é um que estou pessoalmente muito ansioso, após ver como o jogo é, sendo um jogo de plataforma com mecânicas antigas e, ao mesmo tempo, sendo diferente de qualquer outro visualmente, só espero boas coisas desse promissor e aparentemente viciante título. Quem nunca quis encarnar um faxineiro para enfrentar o mal?




Toukiden: The Age of Demons (11)
Omega Force

Chegando ao ocidente para uma boa disputa temos Toukiden, mais um Hunting Game, muito mais semelhante a Monster Hunter em sua jogabilidade, com a adição de mais elementos de RPG e uma história que não servirá apenas de pano de fundo para a ação cooperativa entre 4 pessoas. O jogo se passa no Japão feudal, onde você enfrentará os mais diversos demônios da mitologia japonesa. Vale a pena conferir, o jogo está lindo.





TxK (11)
Llamasoft

Ahh, os bons e velhos tempos dos jogos feitos com muito LSD em mente. TxK é uma reinvenção do jogo Tempest 2000 lançado para Atari Jaguar em 1994, que por sua vez já era um remake do jogo Tempest de Arcade, lançado no ano de 1981. Estamos falando de mais de 30 anos de história aqui, a responsabilidade é grande, mas confio no trabalho dos desenvolvedores, já mostraram o que podem fazer em projetos passados. Cuidado, as cores são fortes...




Danganronpa: Trigger Happy Havoc (11)
Spike Chunsoft

Se você jogou 999 ou Virtue’s Last Reward você já deve saber o que esperar. O jogo originalmente anunciado para PSP finalmente chega até nós após ser totalmente repaginado graficamente, graças a potência do Vita. Um mundo louco com quebra-cabeças ainda mais insanos nos aguarda, coloco minha mão no fogo por esse jogo.




Março

Borderlands 2 (18)
Iron Galaxy Studios

O aclamado FPS regado a elementos de RPG finalmente tem data de lançamento, e está próxima. A versão contará com todos os DLC’s lançados até o momento, assim como multiplayer cooperativo. Se será um bom port, só o tempo dirá, mas caso seja fluído e competente em todos os sentidos, como em suas versões maiores, é certeza de uma boa compra.




Final Fantasy X | X-2 HD Remaster (18)
Virtuos

Anunciado a mais de um ano, finalmente a data se aproxima, é chegada a hora de revivermos um clássico do PS2, o primeiro Final Fantasy totalmente em 3D e com vozes. Se você deixou este excelente título passar, agora terá uma nova oportunidade, nesta que aparenta uma das remasterizações em HD mais caprichadas de todas, seguindo o exemplo de Kingdom Hearts HD Remix, também trazido pela Square-Enix.






Deception IV: Blood Ties (25)
Tecmo Koei

O quarto jogo da franquia dará as caras no ocidente, o último jogo da série foi lançado para o Playstation 1. Trata-se de um jogo focado totalmente na estratégia, onde você elimina seus inimigos com armadilhas, geralmente usando a si mesmo como isca.




MXGP The official motocross videogame (28)
Milestone Studio

O título tem a intenção de nos trazer o que há de mais realístico da vida de campeonatos mundiais de motocross em seu modo carreira. Contando com uma física apurada e motion capture nas animações, promete mostrar merecer sua licença oficial para o jogo.




Abril

MLB 14: The Show (1)
SCE San Diego Studio

Como já era de se esperar, a franquia exclusiva de baseball da Sony virá para o Vita também este ano. Com o sucesso de crítica e comercial de seus antecessores, não é de se estranhar que as expectativas para o título sejam boas.




LEGO The Hobbit (8)
TT Games

Após a versão Lego de “O Senhor dos Anéis”, não seria nada surpreendente uma mesma versão para O “Hobbit”, dito e feito. Não sei bem o que esperar além do conteúdo do filme, com um humor bem mais escrachado, provavelmente um bom jogo. Ainda precisamos saber sobre qual versão virá para o Vita, a dos consoles de mesa ou a do 3DS, só o tempo dirá.




Conception II: Children of the Seven Stars (15)
Spike Chunsoft

O segundo jogo da franquia de RPG Conception, cujo primeiro nunca foi lançado no ocidente. Ainda que não tenhamos jogado o primeiro, sua sequência não tem conexão com a história do primeiro, além de terem prometido um jogo duas vezes maior no que se trata da campanha single player.




Demon Gaze (22)
Kadokawa Games

Chegando após mais de 1 ano no ocidente, o jogo se passa milhares de anos após seu antecessor, Students of the Round. Trata-se de um Dungeon Crawler, no qual você, o protagonista tem o poder de selar demônios. A jogabilidade será dividida entre se aventurar em dungeons e descansar na “inn” (“hotel”), onde poderá construir relações com npc’s.




Velocity 2X
FuturLab

Se o primeiro já foi ótimo, só podemos ficar mais ansiosos com o que virá de sua sequência. Velocity 2X é um Shootin' Up frenético com mecânica de teleportes, desta vez com a adição de jogabilidade plataforma, dando ainda mais variedade ao jogo, tomando precaução para que nunca fique cansativo ou repetitivo.



Hotline Miami 2: Wrong Number
Dennaton Games

Se o primeiro já conseguiu ser insano de tantas maneiras, seja em sua jogabilidade acelerada, sua dificuldade, sua ambientação ou sua trilha sonora incrivelmente boa, o que não esperar de sua sequência que parece ter uma história ainda mais intrigante? Há rumores por aí de que a nova trilha sonora consegue ser superior a do primeiro, eu só acredito ouvindo...




Soul Sacrifice Delta
Marvelous AQL/Japan Studio

O primeiro já conseguiu lugar de destaque dentro da categoria altamente disputada que são os hunting games no Vita. Soul Sacrifice Delta promete ser uma expansão com conteúdo suficiente para não só dar uma sobrevida maior à franquia até que sua sequência seja anunciada, mas também nos apresentar versões completamente distorcidas dos contos de fadas mais populares, com visuais ainda mais polidos.




Gravity Crash Ultra
Just Add Water

Originalmene lançado para PS3 em 2009, com inspirações claras a Shootin' Ups dos anos 80. O jogo rodará a 60 frames por segundo e na resolução nativa do Vita, assim como o criador de níveis e a possibilidade de compartilhá-los com donos de PS Vita e PS3. Tudo isso nos faz crer que a versão não deverá nada a de 2009, tendo encontrado seu lugar para brilhar.




The Walking Dead: Season Two
Telltale Games

Depois de uma intensa jornada protegendo Clementine, quem diria que teríamos a chance de encarná-la? Como um satisfeito dono de um PS Vita, fico feliz em ter a chance de continuar o que comecei, com meus saves!




The Wolf Among Us
Telltale Games

Depois do sucesso inquestionável da primeira temporada de The Walking Dead: The Game, a Telltale nos presenteia com sua mais nova adaptação. Baseado na série de quadrinhos “Fables”, o jogo contará com a história de Rigbi (The Big Bad Wolf), que tem como trabalho proteger os habitantes de Fable (terra dos personagens dos contos de fadas) de si mesmos.




Chroma Squad
Behold Studios
Quem nunca sonhou em dirigir seu próprio estúdio de super sentai? Eu nunca, mas parece incrível! Desenvolvido por um estúdio brasileiro, as possibilidades incríveis de tão divertidas, talvez o jogo de gerenciamento mais criativo que já desejei jogar.




Rogue Legacy
Cellar Door Games

Talvez o mais criativo Rogue Light de 2013, logo dará as caras no PS Vita. Contando com a arte do brasileiro Glauber Kotaki, o jogo mistura mecânicas de Roguelike com Metroidvania de maneira a conseguir nos trazer um jogo que mescla muito bem o vício, aleatoriedade e a sensação de evolução do próprio jogador que tais gêneros costumam passar, com a adição de muito menos frustração. O que mais brilha no jogo é sem dúvidas sua mecânica de descendentes, que costumam apresentar as mais diversas e criativas “características”, que influenciam sua jogabilidade diretamente.




Fez
Polytron

Ainda que Fez 2 infelizmente tenha sido cancelado, a versão do primeiro para Vita continua marcada para ser lançada em 2014. O jogo de plataforma independente, ganhador de vários prêmios, tem como como principal foco a exploração e desvendamento de segredos, tudo isso num mundo 3D rotativo, onde só se vê duas dimensões por vez. Até hoje existem segredos a serem desvendados, será que você consegue?




Minecraft
4J Studios

Dotado de seu estilo gráfico 3D simplista (talvez até de mais), finalmente teremos em mãos uma versão para Vita. Usando de sua lógica e criatividade, tente sobreviver a invasões de monstros enquanto tenta construir sua casa nesse lego virtual infinito.




Hohokum
Honeyslug

Hohokum mais parece ser uma experiência não linear do que um jogo propriamente dito, como se o estúdio Thatgamecompany tivesse feito um jogo 2D da franquia Katamari, tamanha “estranheza” e originalidade mostrada até agora. Num mundo muito colorido e único você controlará uma espécie de “serpente” chamada Long Move, que nada faz além de explorar esse universo regado à imaginação.



God of War HD Collection
SCE Studios Santa Monica

Em 2009 foi lançada a remasterização de God of War 1 e 2 para Playstation 3, agora é chegada a hora do Vita. Não há muito o que dizer sobre os títulos que quase todos já conhecemos, mas vejo como uma bela adição à biblioteca do Vita, God of War na palma de nossas mãos não pode ser ruim.




Murasaki Baby
Ovosonico

Querendo se utilizar apenas das funções “a mais” do Vita, como multi touch e o rear touch, Murasaki Baby é um dos títulos exclusivos mais promissores do ano. A trama aparentemente se passa num mundo feito das esperanças e medos de crianças, onde a jovem protagonista parece estar presa.




Ragnarok Odyssey ACE
Game Arts

O mais novo joga da franquia Ragnarok chega ao PS Vita, dessa vez como a versão definitiva do título já lançado para o portátil. Neste Hunting Game você poderá escolher sua classe preferida para se aventurar com seus amigos no mundo de Rune Midgard, enfrentando muitos dos monstros já conhecidos no MMO. Para os que já adquiriram uma certa nostalgia com o MMORPG, é uma ótima escolha para revisitar suas memórias.




The Binding of Isaac: Rebirth
Team Meat

O famoso Roguelike carregado de referências religiosas terá sua nova versão lançada para Vita também. O título não será apenas um remake, e sim o jogo totalmente reimaginado, mudando até seu estilo gráfico. Mal posso esperar para morrer centenas de vezes novamente!



Freedom Wars
Japan Studio

O que mais me intriga neste jogo não é nem sua estética totalmente futurista, que nos passa a ideia de um universo totalmente opressivo, mas sim algumas características em sua jogabilidade. O Hunting Game exclusivo de PS Vita contará com um multiplayer capaz de juntar 8 pessoas em coop simultâneo enquanto derrotam hordas de monstros bizarros, não fosse o bastante, o jogo também nos traz um modo PVP, onde 8 pessoas poderão se confrontar em partidas 4x4. Não lembro de já ter visto algum jogo do gênero com um sistema online tão robusto, o que só adiciona pontos ao jogo.



Samurai Gunn
Teknopants

Nesta espécie de smashbross mais intenso e mais rápido temos o controle de um samurai portando apenas uma espada e uma arma com 3 tiros. O jogo é feito para se jogar com 2 a 4 pessoas, onde qualquer dano ao inimigo é fatal. (Procurem o trailer, é incrível)




Monster Monpiece
Compile Heart

O totalmente japonês título foi recentemente anunciado para o ocidente. Trata-se de um Card Battle Game, onde, em turnos, pode-se montar as mais diversas estratégias com as mais de 100 cartas diferentes. A trama é contada num universo onde uma raça de “Monster Girls” coexiste com os seres humanos. Talvez um pouco... japonês demais?




Disgaea 4: Return
Nippon Ichi Software

Da série “jogos que não tem fim” vem aí a versão de Disgaea 4 para o Vita. Após sentir que já tinham extraído tudo o que o sistema educacional poderia oferecer como forma de jogabilidade, a desenvolvedora volta suas mecânicas e história totalmente para um lado político, onde dessa vez, o protagonista começará uma revolução que poderá mudar tudo o que conhecemos sobre Netherworld (ou não).




Road Not Taken
Spry Fox

Contando com um design amigável, temos Road Not Taken, um Roguelike muito diferente dos que costumamos ver e jogar. O jogo nos traz uma nova ideia, e se avançássemos seguindo o caminho de um pensador e explorador ao invés do guerreiro? O título se apresenta como um jogo sobre as surpresas e que vida nos traz, boas e ruins, prometendo também que nenhuma jornada será igual a outra, ao longo de muitas mortes, também garantidas.




Energy Hook
Happion Laboratories

Mais um projeto do Kickstarter que ganha asas e tem uma versão para o portátil da Sony. Trata-se de um jogo de manobras, lembrando e muito uma mistura de Spider-Man 2 com SSX, onde você ganhará pontos por estilo enquanto manobra com cabos em torno de arranha-céus. Não se preocupe com repetição de mais, uma vez que já foi confirmado vários itens diferentes capazes de te ajudar em manobras das mais diversas formas, como jetpacks, botas e raios de gravidade.




Dynasty Warriors 8: Xtreme Legends
Omega Force

O Musou mais conhecido do mundo volta para mais uma versão. Se você anseia por derrotar mais hordas e hordas de inimigos, não tema, uma versão localizada para o Vita já foi anunciada, agora basta apenas esperarmos até que o insano “quebrador de botões” chegue até suas mãos.




Volume
Curve Studios

Do criador de Thomas Was Alone, temos Volume, um jogo independente com foco totalmente stealth (furtivo). Nele você encarnará um ladrão, um ladrão diferente, que não mata, não por ser errado, mas por ser... fácil demais e, ao mesmo tempo, problemático. Como o nome já diz o jogo terá como como fator determinante em sua jogabilidade o som, cujo o uso apropriado ou não lhe resultará na sua vitória ou falha. Visualmente já podemos ver personalidade no jogo, estou ansioso...



Frozen Synapse: Tactics
Mode 7

O sucesso de estratégia Frozen Synapse vêm agora em uma versão para PS Vita. Contando com pelo menos 5 modos de jogos e desenvolvido pelo confiável estúdio que ajudou no desenvolvimento do Little Big Planet Vita, o título promete uma ação tática em turnos de primeiro nível, nos deixando com a esperança de que o jogo encontre seu verdadeiro lar no portátil, ao invés da tela grande, como muitos RPG e jogos independentes encontraram.



Helldivers
Arrowhead Game Studios/Foster City Studios

Só pelo nome já podemos tirar certas conclusões quanto a sua dificuldade. O título promete ser um Shooter brutal, ao mesmo tempo que um Diablolike, com mapas, inimigos e itens randômicos. Feito para se jogar entre 4 pessoas, Helldivers contará com cenários, inimigos e dificuldade igualmente insanos, no qual você e seus companheiros devem fazer de tudo para sobreviver aos inimigos da humanidade. O jogo contará desde o seu lançamento com cross-play entre PS Vita, PS3 e PS4, garantindo que nunca faltará companhia online. Alguém mais lembrou de Starcraft?




Hyperdimension Neptunia PP
Idea Factory/Compile Heart

Se você é um fã de JRPG e tem um PS3, provavelmente já jogou algum dos títulos da série disponíveis para o console de mesa. Agora vem o porém, se você esperava um JRPG baseado na guerra dos consoles, saiba que ele está muito mais para um jogo rítmico de dança do que um RPG, os personagens da franquia permanecem, claro, mas não esperem pela mesma experiência. Até que serve para nos divertir enquanto esperamos o remake do primeiro Hyperdimension Neptunia ser anunciado para o ocidente...




Rainbow Skies
SideQuest Studios

Sequência indireta de Rainbow Moon, o novo jogo contará com um universo totalmente novo, assim como novos personagens e uma história sem ligação com a anterior. Estamos falando de um Strategy RPG, ou seja, espere algo similar em seu sistema de batalha a Final Fantasy Tactics e Vandal Hearts. O estúdio já prometeu uma grande variedade visual, e novas mecânicas, podendo até domar monstros (pokemon?). Sem dúvidas um título que conseguiu minha atenção.




Soul Saga: Episode I
Disastercake

Produto de um projeto do Kickstarter, Soul Saga quer mostrar ao mundo as qualidades de um RPG old-school. Sendo lançado em episódios, o estúdio já confirmou suas principais inspirações, que vão de Final Fantasy a Breath of Fire, o que significa uma coisa importantíssima para nós, que o jogo é em turnos.


E aqui termina nossa listinha, espero que tenham gostado, foi um pouco trabalhosa de se fazer, mas acho que valeu a pena :)

Obviamente a lista ainda está incompleta e peço para que me ajudem nos comentários caso saibam de algum jogo que pelo menos tenha sido confirmado para o ocidente com a possibilidade de lançamento ainda em 2014 ou algum Indie que esteja confirmado e já possua ao menos uma imagem in-game.

Nenhum comentário:

Postar um comentário