Por que ter um PS Vita hoje?
O ano mal começou e já tivemos o anúncio do serviço “Playstation Now”, que disponibilizará jogos de PS3, PS2 e PS1 por stream para os mais diversos dispositivos online, necessitando apenas de um joystick da Sony, uma “boa” internet e claro, o pagamento do serviço.
Nesse momento temos o Vita, o único aparelho que não necessitará de um controle, uma vez que ele próprio o é, dando ainda mais possibilidades ao mesmo. Pensando nisso, resolvi criar uma pequena lista, na verdade vários tópicos, sobre o quão atraente o PS Vita vem se tornando até o momento, perto de seu aniversário de 2 anos no ocidente.
A nova casa dos Indie Games
Se o Ouya é O console de mesa dos indies, o Vita é com certeza O portátil.
Com mais de 100 títulos indies em seu catálogo até o momento, o PS Vita se mostrou ser talvez a plataforma dedicada mais amigável aos desenvolvedores independentes, nos proporcionando dezenas de experiências únicas. Pelos anúncios para esse ano, tenho certeza de que esse título não mudará.
Lar de versões “definitivas”
A cada ano que se passa vemos também cada vez mais relançamentos para o Vita, versões com mais conteúdo, que, mesmo que em detrimento de gráficos (as vezes), gosto de chama-las de “definitivas”, como se vê em jogos excelentes como Persona 4 Golden, Muramassa Rebirth, New Little King’s Story, Little Big Planet Vita, etc. Tais jogos, como muitos outros, ou ganharam sua versão com mais conteúdo no Vita, ou encontraram seu lugar nele, brilhando ainda mais, seja com a portabilidade, seja com suas peculiaridades, advindas de seu hardware cheio de diferenciais.
Quase um Playstation 3 na palma de sua mão
Esse mesmo hardware que já dissemos ser cheio de possibilidades também é potente, muito potente, ainda que não chegue perto do poderio gráfico de seu irmão mais velho, o PS3.
Graças a essa potência e sua linda tela OLED tivemos várias versões portáteis de jogos lançados para PS3 que não devem em nada para suas contrapartes maiores nos quesitos jogabilidade e até mesmo gráfico, se equiparando, quiçá superando visualmente as primeiras levas de jogos para o Playstation 3, como vimos em Uncharted: Golden Abyss, Killzone Mercenary, Street Fighter X Tekken, etc.
Paraíso dos Hunting Games
Com a saída do campeão de vendas, Monster Hunter, da plataforma portátil da Sony, uma lacuna com grande potencial de vendas ficou aberta, mas não por muito tempo. Não demorou nada até que as mais diversas novas IP’s começassem uma disputa acirrada pelo posto de melhor hunting game do portátil.
Totalmente Online
Dando saltos desde o início do online nos portáteis da última geração, o Vita vem bem mais preparado, contando com todo um sistema online muito mais robusto e rápido do que os vistos no seu antecessor ou em sua concorrência. Contando agora com diversos aplicativos e alguns serviços como a Netflix, o Music Unlimited, Skype e o vindouro Playstation Now, o Playstation Vita segue como o portátil dedicado a jogos mais moderno e preparado para as demandas de um mundo muito mais imediatista.
O portátil da Sony foi a primeira plataforma dedicada a games a ter todos os lançamentos em mídia física disponíveis digitalmente, sem exceção alguma.
Cross-buy
Nascido com o Vita, temos o Cross-buy como uma das características mais interessantes e benéficas ao consumidor. Ainda que com uma lista bem limitada de títulos agraciados com tal característica (“apenas” 37 até dado momento da publicação), já podemos ver uma grande vantagem, a continuidade da jogatina após sair de casa, a mobilidade, sendo que, muitas vezes, não chegamos a perder nosso progresso, graças ao Cross-save, também presente em muitos desses títulos.
Sem dúvida algo que queremos ver cada vez mais presente no futuro.
Sem travas
Diferente de outros consoles, sejam eles portáteis ou não, a Sony manteve o que faz com todas as suas plataformas de games desde o PSP, abolindo a infame trava de região. Assim podemos jogar jogos de todos os continentes sem nos preocuparmos se irão ou não funcionar em nossos respectivos dispositivos, a verdadeira barreira agora é “apenas” o idioma.
PSN PLUS
Talvez o maior trunfo da Sony, um serviço que consegue facilmente fazer adeptos a jogos originais após duas gerações de total pirataria.
A PSN PLUS é um serviço que facilmente se paga no seu primeiro mês de uso, nos trazendo a cada mês jogos para o Vita, PS3 e PS4, muitas vezes gratas surpresas, fora todos os seus descontos que fazem de cada promoção, um evento muitas vezes imperdível. É nos consoles o que temos de mais próximo do Steam.
Parte essencial do ecossistema Sony
Com a vinda do PS4 a Sony finalmente consegue fazer realidade a suas promessas desde o PSP com o PS3. O Vita e o PS4 se tornam aparelhos muito mais atraentes quando juntos, não só pelo Remote Play que finalmente foi provado que funciona muito bem ou mesmo o uso do Vita como joystick, as possibilidades criadas ao usar o Vita como segunda tela ou mesmo todas as suas especificações, como câmera, giroscópio e acelerômetro são, no mínimo, interessantíssimas.
É claro que é tudo teoria no momento, vai depender do consumidor, da Sony e dos desenvolvedores abraçarem tais possibilidades.
Retrocompatibilidade
Há quem não saiba mas o PS Vita além de emular bem jogos de PSP, ainda que fiquem menos bonitos graças a resolução destoante demais entre o portátil e seu antecessor, é também o meio legal mais perfeito de se emular jogos do já nostálgico Playstation 1 e sua biblioteca de jogos invejável. É incrível o quão bonitos os jogos conseguem ficar na tela do Vita, disfarçando e muito a idade dos mesmos na maioria dos casos, agora também com as adições de portabilidade e mobilidade para todos eles.
Qual a melhor novidade que podemos ter nessa indústria que tanto amamos? Jogos!
Ainda que desacreditado por muitos, se tem algo que não falta no PS Vita são jogos, muitos jogos. Temos para a plataforma 796 jogos para jogarmos nele, contando com PS1 e PSP, claro, mas, sem eles, ainda temos pelo menos 200 jogos. Nada mal para um console que fará dois anos fevereiro, não? Lembrando que as quantias citadas valem apenas para a PSN Americana, há centenas de jogos a mais na rede Japonesa, infelizmente, com a grande barreira que é seu idioma.
Bem pessoal, por enquanto é só isso, esse foi meu post de "apresentação", uma vez que serei o encarregado a trazer e atualizar notícias sobre o portátil da Sony, espero que gostem! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário