quarta-feira, 12 de março de 2014

Curió # 11 – Entrei, entrei, entrei pelo cano!



Olá! Olá! Galera animada do meu, do seu, do nosso Games com Biscoito! Ficamos 1 mês sem Curió, mas como diria o pequeno grande (O.o) Chapolin Colorado: "Calma, calma, não criemos pânico!" ou seria "Não priemos cânico!"? Sei lá, nunca soube! Enfim, sejam muito bem vindos para mais um Curió, a sua coluna de curiosidades e conhecimento que hoje tem uma missão pra você: ligue agora o Super Nintendo da sua mente, e comece a ouvir o tema de Super Mario Bros, porque hoje falaremos dele, que quase foi um comedor de espinafre (What???), mas no fim virou um encanador simpático que saiu de um game para conquistar o mundo! É ele mesmo senhoras e senhores (não, não é o japinha da foto aí em cima), It’s him, Mário! Aquele que não vai te pegar atrás do armário (Aff, piadinha infame!), o mascote da Nintendo que não entrou de gaiato no navio, mas que entrou pelo cano! No bom sentido, claro!





Se o Mario tivesse RG, nele constaria a data de 13 de setembro de 1985 como data de nascimento oficial, se considerar o lançamento do jogo com seu nome, Super Mario. Mas sua origem, ainda sem esse nome, data de 1981! O nome da “mãe” estaria em branco, mas o nome do pai estaria lá: Shigeru Miyamoto, desenvolvedor e designer de jogos, um dos melhores de que se tem notícia! Agora se o Mario tivesse um diário, ele começaria do modo mais inusitado do mundo! Se eu perguntasse para vocês o que o Mario tem haver com o marinheiro Popeye, alguém se arriscaria? Olha aí, tá vendo? Para isso existe o nosso Curió, para dizer para vocês, queridos biscoiteiros, que Popeye e Mario têm tudo haver! Quer ver?


Brutus, Olívia e Popeye... Bros.?

Bora matar essa pulga que está aí atrás da sua orelha? Bom, todo mundo sabe (ou não) que a “origem” do Mario vem do jogo original de Donkey Kong. Na aventura, o gorilão sequestra Pauline, namorada do Jumpman, obrigando o carinha a pular de nível em nível (Jump é pular em inglês (sério?), daí o nome “Pulador” ou “cara do pulo”) para salvá-la! 


Vem buscar, vem!

Na verdade, esse jogo era para ser do Popeye! Sim, meu caro amigo, o comedor de espinafre! O game começou a ser desenvolvido em 1981 por um cara contratado da Nintendo, mas pouco depois, a casa do Baralho perdeu os direitos sobre o personagem! Aí, meus amigos... azedou o pé do frango!


E agola?

Entra em cena Shigeru Miyamoto para salvar o que havia sido feito e foi aí que Brutos virou Donkey Kong, Olivia Palito virou Pauline e Popeye se tornou Jumpman! Ufa! Transformou o espinafre em suco de..., não espera aí... Limão em limonada! É, é isso... hummm, nesse calorão ia bem!

Popário... #SQN

Ainda em sua origem, é importante citar que o Jumpman foi concebido originalmente como um carpinteiro. O boné dispensava o trabalho de fazer o cabelo, o bigode e o narigão eram para esconder a boca, assim não era preciso fazê-la se mexer enquanto falava, tarefas difíceis pelos pixels limitados da época. Jumpman se tornou Mario quando alguém na Nintendo notou certa semelhança entre o personagem e Mario Segali, funcionário da Nintendo em Nova York (toda empresa tem o especialista em achar semelhança entre o amigo da mesa ao lado e o cara da Bombril, o cachorrinho da Cofap, o Dr. Abobrinha do Castelo Rá-Tim-Bum, etc... Na Nintendo não seria diferente...kkkk) . O “apelido” pegou e já no game seguinte, Donkey Kong Jr., o baixinho bigodudo foi apresentado já com seu novo nome!

O que você acha, parece?

Momento “Drops”: Donkey Kong Jr. é o único título em que o Mario é um vilão! Na história, depois de salvar Pauline, Mario aprisiona Donkey Kong e seu filho vem para salvá-lo! Mario tenta impedir jogando barris nele!


Do lado negro da força!

Com o mercado de games em baixa, por conta da falta de interesse devido a qualidade da imagem gerada pelo Atari (inferior aos fliperamas), a Nintendo entra na briga e salva a indústria com o lançamento do NES (mais conhecido aqui como Nintendinho) e junto com ele, o game Super Mario Bros. O sucesso foi absoluto.

O salvador da pátria, ops, da princesa! 
Eu já disse isso em um Curió passado... Déjà vu! E não é a banda...kkk!

Super Mario Bros. é um game de plataforma mais conhecido no meio como “side-scrolling”, que são jogos em 2D em que o personagem corre da esquerda para a direita e pode pular em plataformas. Mario não só salvou o mercado como fez escola influenciando a maioria dos jogos que viriam em seguida, apesar dele não ter sido o pioneiro (Atari Football, de 1978, é o considerado o primeiro), e é considerado como um dos games mais vendidos da história. 

Em matéria especial sobre os 25 anos do game lá em 2010, o jornalista especializado em games e autor do livro “The ultimate videogame history” (lançado em 2001) Steven Kent, disse ao portal G1: “Quando a Nintendo lançou o NES com ‘Super Mario Bros.’, ela apresentou gráficos melhores do que muitos fliperamas, além de um game de longa duração e com maior complexidade do que os títulos da época. Mario era reconhecido como um homem e não uma figura de pauzinhos, os cogumelos pareciam cogumelos e não apenas algo que lembrasse o item”. Steven Poole, autor do livro “Trigger happy” e colunista da revista especializada em games Edge completa: “Artisticamente, ‘Super Mario Bros.’ consegue unir aspectos do animismo japonês com uma comédia surreal, quase chaplinesca. Foi também um dos primeiros jogos que permitiram explorar o mundo que era rico e imprevisível, sempre recompensando o jogador com a experimentação”. 

A Evolução do Mario

Com o sucesso, a Nintendo se apressou em lançar uma continuação, foram duas a principio, ambas desastrosas! Super Mario Bros. 2 trazia as mesmas fases mas com variações aleatórias e o “segundo” Super Mario Boss 2 era um outro jogo no qual colocaram apenas o Mario, mas não era o mesmo tipo de jogo, não tinha a mesma dinâmica! Em 1988 a Nintendo corrige o erro e lança “Super Mario Bros. 3”, considerado pelos fãns o melhor jogo da franquia! Aqui se inaugura uma das características marcantes dos jogos, as roupas que conferem ao Mario poderes especiais, como voar!


Hoje, Mario participa direta e indiretamente de mais de 200 jogos! Com tamanho sucesso, a Nintendo resolve adotá-lo como mascote (até eu que sou mais noob adotaria...)! Uma pesquisa realizada por uma empresa de marketing com estudantes em 1990 revelou na época, que o Mario é mais conhecido por crianças norte-americanas do que o próprio Mickey Mouse! Será que hoje é diferente? Eu acho que não...


Momento “Drops”: A voz do Mario é do dublador americano Charles Martinet , que dubla não apenas o bigodudo, mas também Luigi (irmão de Mário), Wario, Waluigi, Toadsworth, Babys Mario, Luigi e Wario, além de alguns outros personagens do game.



Com a evolução dos consoles, os games também evoluíram. Em 1990 Super Mario World para Super Nintendo trouxe um mundo maior, com mais fases e gráficos melhorados! Com Super Mario 64, para Nintendo 64, Mario sai do 2D para o mundo 3D e o sucesso se mantém! Para o Wii veio New Super Mario Bros. voltando às origens do 2D mas com gráficos de hoje, New Super Mario Bros. 2 para Nintendo 3DS e atualmente, New Super Mario Bros U para o WiiU (lançado em novembro de 2012). Além de claro, todos os spin-offs e variações como os vários Mario Kart, Galaxy, Paper, Party, 3D Land, Pinball, Tennis, Yoshi’s Island, etc.



Claro que não podemos nos esquecer da influência na cultura pop, com um forte esquema de marketing e a já citada popularização do personagem, Mario virou boneco e passou a estampar uma infinidade de artigos, como roupas e outros brinquedos.


Momento “Drops”: O site Metamorfose lista 10 curiosidades sobre o Mario e a mais interessante é a que cita que ele e seu irmão Luigi são conhecidos como os Irmãos Mario” (Mario Brothers), isto significa que o sobrenome do Mario também é Mario, ou seja, seu nome completo é Mario Mario. Estranho, mas faz sentido!


E é isso amigos biscoiteiros, espero que a musica tema do jogo ainda esteja “tocando” na sua cabeça, porque ela ainda está na minha, mesmo depois de ter terminado essa matéria! Com certeza nosso querido encanador merece todo nosso respeito e o cano pelo qual ele entra é pra pegar moedas, então, bora pegar as nossas que o tempo está acabando e até o próximo Curió! ;)

*Por Rodrigo Joker

Nenhum comentário:

Postar um comentário