Dando início a mais nova ampliação da coluna Press B, tenho a honra e o orgulho em trazer-lhes essa nova vertente, intercalando entre a matéria principal do comportamento humano e os games, com uma coluna toda voltada para a vida de personalidades famosas no mundo dos games. Espero que gostem!
UWE BOLL
Poucos
nomes geram a ira dos jogadores quanto Uwe Boll. A simples menção em determinados
círculos é a certeza de causar grande angústia e o ranger de dentes. Boll faz
filmes, filmes terrivelmente famosos, que transcendem sua simples filiação com games
em sua antipatia universal. Não são apenas os jogadores que odeiam seus filmes,
mas TODO MUNDO! São os jogadores, no entanto, que abrigam o mais puro ódio por
eles. Seu filme mais bem cotado na avaliação do site Rotten Tomatoes é de 11%.
Sua pior marca foi em 2005 com Alone in the Dark, que recebeu uma avaliação de apenas
1%. Qualquer pessoa de bom gosto razoável cai fora dos terríveis filmes Boll,
que de alguma forma é capaz de extrair com uma regularidade surpreendente
tamanha mediocridade. Nós, Gamers, odiamos particularmente seus filmes como
Postal, Far Cry, e BloodRayne. Sem sombra de dúvidas, seus piores momentos.
Mas esse
sentimento de ódio parece não ser absoluto. Existe alguma pequena partícula
redentora da genialidade escondida profundamente dentro de seus filmes, algo
subversivamente astuto que todos nós estaríamos perdendo? Para saber se os filmes
de Boll são aceitáveis quando visto sob um olhar cético, decidi colocar-me à
prova, observando alguns deles em um contexto diferente.
Antes
de qualquer coisa, um pouco de conhecimento sobre o Mestre Esquisito, Owe Boll:
definitivamente o sujeito não é nenhum idiota, como tantas pessoas querem
desesperadamente crer. Esse termo "Mestre" aqui utilizado tem seu
significado, pois Boll possui mestrado em literatura. Eu sei, é difícil de
acreditar, mas com certeza, mas não se pode simplesmente estar intimamente
familiarizado com a arte de contar histórias, sem um mínimo de conhecimento
acadêmico. Sua formação educacional lhe dá credibilidade à ideia de que talvez
os seus filmes sejam algo mais profundo do que aparentam ser. Não parece
possível que alguém formado em literatura pudesse fazer algo assim contra o
próprio conceito de "literatura", como vem acontecendo. Algo mais
sinistro, ou, no mínimo, mais rentável seria o caminho mais lógico.
Até
agora, alguns poucos já entenderam e apontaram que, de fato, há algo mais
acontecendo. Os filmes de Uwe Boll aproveitam um benefício fiscal
bem-intencionado em seu país natal, a Alemanha. Os Impostos só são pagos sobre
os lucros. Os lucros são algo filmes de Uwe Boll não geram. Eu mencionei que
além de estudar literatura, Boll também estudou economia?
Na
busca para saber se realmente Boll faz filmes realmente horríveis, assistia à 2
de seus filmes mais famosos, Postal e BloodRayne. BloodRayne é sem dúvida sua
adaptação do de maior sucesso, com duas continuações e uma outra já em
andamento. Postal é provavelmente o seu filme mais conhecido. Esperava
conseguir falar sobre Alone in the Dark, um dos exemplos mais claros de quão
ruim são seus filmes podem ser, mas eu não consegui encontrá-lo com facilidade.
Com BloodRayne e Postal, no entanto, eu consegui ver algumas coisas que eu nunca imaginei
que veria!
Postal
é um filme baseado em um jogo que foi lançado para mostrar a depravação e a
violência gratuita em nosso meio. Um jogo onde você mata violentamente pessoas,
mas de maneiras incrivelmente ridículas. O filme Postal é basicamente o mesmo, só
que nos mostra como são de fato umas bostas a filmografia de Uwe Boll.
O tal
"Postal Dude", interpretado por Zack Ward (anteriormente conhecido
por seu papel como Scut Farkus em Uma História de Natal) após de uma série de
eventos negativos destroem sua vida medíocre. O filme abre com 02 terroristas pilotando
um avião e discutindo sobre quantas virgens receberão chegam ao paraíso. A
cabine é, então, invada pelos passageiros, que tomam o controle do avião e
lança-o acidentalmente contra o World Trade Center em 11 de setembro de 2001. Particularmente,
acho que não há limites para a comédia, No entanto, se você estiver tentando
fazer uma piada do que foi o pior ato de terrorismo em solo americano, você
precisa pelo menos torná-lo no mínimo, engraçado. O que não foi o caso. A cena
é de extremo mal gosto e pessimamente representada. Simplesmente horrível.
No
geral, Postal é realmente horrível, mas tem um momento brilhante, (para não
dizer bizarro) onde Boll aparece como ele mesmo em uma cena no parque de
diversões fictício "Little Germany". Quase faz valer a pena conferir,
ao inserir esta cena no meio de seu próprio filme é... bem, não que se diga um "gênio",
porque não é. Mas é realmente divertido. Se Boll tivesse aproveitado no resto
do filme, o lance com os quadrinhos, utilizado em algumas cenas, Postal poderia
até ter sido razoavelmente agradável, embora continuasse ridículo.
BloodRayne
é o 2º filme de Boll baseado na série de videogame de mesmo nome. Difere do
Postal em que não é uma comédia, mas ao contrário, é um filme de ação estrelado
por um meio-vampiro chamado Rayne. O jogo original BloodRayne foi criado em
1933, mas Boll decidiu criar o filme, no século 18. Seu motivo não foi explicado.
O
filme tem grandes estrelas, mais notavelmente Ben Kingsley. Se você não sabe
quem é Ben Kingsley, além de estrelar um filme Uwe Boll, Kingsley ganhou um
Oscar por interpretar Gandhi no filme de 1982. É fisicamente doloroso assistir
um ator desse calibre em um filme tão ruim.
No
entanto, isso não quer dizer que seja um filme terrível. Ele se propõe a contar
uma história sobre um caçador de vampiros que mata um monte de gente ruim. Realmente
não é muito mais do que isso, e o filme não pretende ser mais do que isso, É
estranhamente divertido.
Tudo
isso me faz pensar: como gamer, seus filmes são tratados como se fossem criados
exclusivamente para sacanear à todos os jogadores, em especial.
Este é o meu verdadeiro problema com os filmes de Boll. Claro, eles são filmes ruins e eles estão supostamente nada além do que uma fachada para uma brecha evasão fiscal ou lavagem de dinheiro, mas de que forma isso nos afeta? Para ser sincero, ele não está pegando jogos que possuam histórias verdadeiramente convincentes.
Boll
faz filmes para ganhar dinheiro. Pode parecer um choque, mas qualquer obra de
arte comercial que você consumir foi criado com o lucro em mente. Cada jogo
elogiado, cada filme vencedor do Oscar, foi feita a partir de uma visão
artística que aconteceu também deve ser rentável. Enquanto vencedor do Oscar
fotos e jogo do ano são artisticamente válidos, que muitas vezes usam seu
mérito artístico para esconder o fato de que eles também são (na maioria das
vezes) rentáveis. Boll não se preocupou em fingir. Não há truques de mágica em
seus filmes. A sua existência é puramente para ganho financeiro, e ele não
tenta ofuscar a realidade por trás de uma nuvem de pretensão artística. Eles
são filmes ruins, porque eles são projetados para serem filmes ruins. De muitas
maneiras, Uwe Boll sabe exatamente o que ele está fazendo, e ele é muito bom
nisso.
FILMOGRAFIA (como Diretor):
Rampage 2 (filmando) | 2014 |
In the Name of the King III | 2014 |
The Profane Exhibit (segment "Basement") | 2013 |
Suddenly | 2013 |
Um Homem Contra Wall Street | 2013 |
Behind the Scenes of 'In the Name of the King: Two Worlds' | 2011 |
In the Name of the King 2: Two Worlds | 2011 |
Blubberella | 2011 |
Bloodrayne 3: O Terceiro Reich | 2011 |
Auschwitz | 2011 |
O Campeão de Hitler | 2010 |
A Última Tempestade | 2010 |
Darfur: Deserto de Sangue | 2009 |
Rampage | 2009 |
Stoic | 2009 |
Far Cry: Fugindo do Inferno | 2008 |
Tunnel Rats | 2008 |
BloodRayne II: Deliverance (Video) | 2007 |
Postal | 2007 |
Seed | 2007 |
Em Nome do Rei | 2007 |
BloodRayne | 2005 |
Alone in the Dark - O Despertar do Mal | 2005 |
House of the Dead: O Filme | 2003 |
Heart of America | 2002 |
Blackwoods | 2001 |
Sanctimony | 2000 |
Das erste Semester | 1997 |
Amoklauf | 1994 |
Barschel - Mord in Genf | 1993 |
German Fried Movie | 1992 |
Qual a próxima celebridade (ou não) do mundo dos games a qual gostaria de ver aqui na Press B? Comentem!
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