quarta-feira, 28 de maio de 2014

Retro Gamer #11 – Soul Blazer


Fala galera eu sou o Caliel e hoje trago para vocês um jogo que faz parte de uma “trilogia” que trata de temas bem interessantes e um pouco mais sérios do que normalmente vemos nos nossos telejogos como: vida e morte, reencarnação e até de certo modo religião. Então venha comigo conhecer o mundo vazio de Soul Blazer e descubra como uma decisão errada pode afetar tudo a sua volta.

  





Soul Blazer ou Soul Blader como é conhecido no Japão é um action rpg com elementos de dungeon  crawler desenvolvido pela Quintet (ActRaiser 1 e 2) e distribuído pela Enix. Foi lançado em 31 de janeiro de 1992 no Japão, 27 de novembro de 1992 na América do Norte e 27 de janeiro de 1994 na Europa. 

O Jogo conta a lenda de um reino que ficou conhecido Império de Freil, seu líder o rei Magridd era visto por algumas pessoas como sendo justo e gentil, mas outros sentiam que ele era comandado pela ganância. 

Uma noite enquanto caminhava pelos corredores do castelo, o rei escutou os guardas falando sobre um homem chamado Dr Leo,  que era conhecido como um grande inventor e considerado um gênio. O rei então passou algumas noites pensando em como poderia usar o talento daquele homem ficar ainda mais rico.

Finalmente o rei teve uma ideia, mandou seus guardas capturarem Dr Leo que logo foi trazido para o castelo. Magridd trancou o inventor em uma pequena sala e o ordenou que construísse uma maquina capaz de invocar o demônio Deathtoll e assim foi feito.

Logo  a maquina ficou pronta e DeathToll foi invocado. Após muitos dias de negociação, um acordo foi fechado, o rei deveria trazer todas as criaturas viventes para o demônio e em troca receberia uma peça de ouro por cada.  Uma a uma, todas elas foram desaparecendo até que o mundo ficou completamente vazio.

O Mestre e seu discípulo observaram todo o ocorrido, então ao perdoar a fraqueza do coração do rei envia seu aprendiz para a terra para que ele possa revivê-la.

E assim começa a aventura!

Soul Blazer é dividido em seis áreas e em cada uma delas existe um vilarejo ou cidade que deve ser restaurada, além de dungeons que você deve percorrer para assim prosseguir no jogo.

Durante cada fase encontramos pequenos portais vermelhos da onde saem os monstros e após derrotar um determinado número deles o portal é fechado e uma das criaturas aprisionada é libertada. Falando com ela, você conhece mais sobre o que aconteceu no mundo, além de poder conseguir itens, magias e armas. Não é preciso fechar todos os portais para conseguir avançar na história, mas te garante um melhor entendimento do enredo.

O personagem principal pode atacar com a espada e lançar magias, equipar vários tipos de armaduras, acessórios, itens e espadas que possuem características próprias que te ajudam a superar os desafios de cada dungeon, como uma armadura que te faz respirar debaixo da água ou uma espada capaz de matar um determinado tipo de inimigo.

A primeira vista, Soul Blazer é um jogo bem simples, tanto visualmente como no seu gameplay, principalmente se compararmos com um jogo com uma mecânica similar a dele e lançado na mesma época como Zelda: Link to the Past.

Eu mesmo quando aluguei esse jogo, torci um pouco o nariz para ele e só ano passado peguei novamente para jogar e minha experiência com ele foi tão boa, que joguei o jogo durante uma semana inteira fazendo tudo que é possível. O que mais me marcou, foi com certeza, a história e os temas abordados durante o jogo. Já o gameplay em si, cumpre seu papel e funciona de uma maneira agradável e fluida, em nenhum momento tive dificuldade para passar de uma área por os controles serem travados ou algo parecido, na verdade eles envelheceram bem.

Hoje podemos encontra-lo na Amazon e no Ebay com um valor que varia entre $40,00 a $110,00 dólares.

Então biscoiteros, fica a dica desse mês, aproveitem para comentar e nos dizer o que estão achando da coluna e quais foram suas experiências com o jogo!

Abraços e boa jogatina!
             

Caliel & Gabi

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