Um deserto árido dá lugar a uma pequena cidade, caindo aos
pedaços, enquanto uma cascavel desliza tranquilamente pelas moitas de plantas
secas. A calmaria da cidade é interrompida por uma manada estrondosa de cavalos
montados por uma gangue de bandidos com armas em punho, reivindicando a cidade
como sua própria. Seu líder dá passo à frente em direção ao centro da
comunidade, esperando pacientemente com a mão sobre sua arma. De repente, surge
uma presença marcante ostentando um emblema em forma de estrela onde lê-se “Xerife”,
fitando diretamente o líder do bando. Eles param, olham um para o outro por um
momento, e então, quando o sol atinge o seu ponto mais alto, na tentativa de
disparar um único tiro contra o outro, o xerife é mais rápido, atingindo o
peito do bandido, o qual desaba no chão já sem vida. O resto da gangue é cercado
para cima pelos auxiliares do xerife, por todos os lados da cidade.
Caso isso soe algo de familiar, então você provavelmente já assistiu
inúmeros filmes de faroeste/bang-bang ou séries de TV que foram criadas no passado.
Mas mesmo que pareça estar em certa decadência, mais do que a maioria dos
outros gêneros, ele ainda continua sendo um dos mais amados em vários meios de
comunicação até hoje. E um novo meio de exploração desse gênero é justamente
nos games, onde ele pode nos dizer muito sobre como diferentes grupos de
pessoas perceberam o conceito e a ambientação neste novo meio de comunicação e
interação social.
Na verdade, essa ambientação compõe-se de 2 fatores: cenário
e os personagens. O cenário de faroeste é provavelmente a primeira coisa que as
pessoas pensam de quando eles imaginam do gênero. A imagem do deserto
interminável e planícies banhadas pelo calor habitadas com pequenos povoados,
fazendas de gado e trilhos de trem, evocam sentimentos de liberdade e sugere algo
novo sobre a qual um futuro poderia ser construído ali. Sugerindo ainda as dificuldades
e pobreza dos colonos, a convivência com os índios e eterna busca de liberdade
e domínio territorial, ao expandir a civilização como a conhecemos, especificamente
do povo norte americano. Este ambiente também defende tanto a lei e ilegalidade.
Estes certamente são os componentes principais que os
desenvolvedores buscam implementar para capturar uma perfeita ambientação. Em Jogos
como o Red Dead Revolver, Call of Juarez, Gun e Red Dead Redemption buscam
oferecem aos jogadores a experiência completa por deixá-los livres em um
ambiente enorme, tudo o que se pode esperar de um perfeito bang-bang. A
quantidade escassa de imóveis e imensas planícies inabitadas, voltadas
exclusivamente para que sejam cavalgadas, permite aos jogadores uma imersão
completa nesse sentido. E pequenos detalhes como o feito de Red Dead
"Vigarista", que vê você amarrar uma mulher com alguns trilhos de trem,
só contribui para a tentativa de autenticidade. Desenvolvedores claramente
comprado no romantismo do Velho Oeste, como isso é exatamente o que eles estão
tentando replicar em jogos através da criação desses mundos.
E depois há os personagens que povoam estas vistas
românticas. John Wayne, Clint Eastwood e sua turma, de masculinidade bem definida, com suas barbas
por fazer, chapéus característicos, além das botas gastas pela areia do deserto.
O cowboy arquetípico, que viu papéis como criadores de gado e xerifes, provou
ser tanto de ponto focal para o gênero como o ajuste. Mas outros personagens,
como a professora, barman, empresário, e o bandido, também concretizam a
ambientação e caracterização do tema, permitindo-os criar histórias diversas
paralelas, preenchendo assim o enorme campo á ser explorado pela imaginação.
O John Marston, de Red Dead Redemption é uma figura mais óbvia
deste arquétipo. Ele é um solitário, difícil, humilde, que se preocupa com os
problemas de uma região criminosa atormentado as redondezas. Mas personagens de
todas as naturezas associadas à cultura cowboy podem aparecer fora desse ambiente
habitual. Como é o caso de Master Chief de Halo, em que possui a mesma
determinação dos cowboys do velho oeste. Outro exemplo que posso citar, é Revolver
Ocelot de Metal Gear Solid, pois é uma clara adaptação de um pistoleiro que se
sente em casa, na companhia de criminosos. Nenhum desses jogos acontecem, de
fato, no Oeste indomável, mas esses personagens garantem sejam caracterizados como
eles originalmente são, por definição, ao menos por um breve momento.
Seja ou não um jogo de Western, esse não é o ponto. Embora
tenhamos relativamente poucos exemplos desse gênero de boa qualidade, sua
influência pode ser vista em sob prisma muito maior do que você esperaria. Independente
de quantos jogos tentem copiar a fórmula que funcionou por décadas, o
sentimento nostálgico por trás de sua concepção e o seu idealismo, são aspectos
que realmente moldaram muitos dos jogos que jogamos atualmente. Afinal, é no Westen
que encontramos liberdade, determinação e poeira.
E para você? O jogo que melhor lhe transmite essa sensação ou remete aos conceitos do Oeste Selvagem é...
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