terça-feira, 22 de julho de 2014

PRESS B – WESTERN: sua influência e como é incorporado nos games


Um deserto árido dá lugar a uma pequena cidade, caindo aos pedaços, enquanto uma cascavel desliza tranquilamente pelas moitas de plantas secas. A calmaria da cidade é interrompida por uma manada estrondosa de cavalos montados por uma gangue de bandidos com armas em punho, reivindicando a cidade como sua própria. Seu líder dá passo à frente em direção ao centro da comunidade, esperando pacientemente com a mão sobre sua arma. De repente, surge uma presença marcante ostentando um emblema em forma de estrela onde lê-se “Xerife”, fitando diretamente o líder do bando. Eles param, olham um para o outro por um momento, e então, quando o sol atinge o seu ponto mais alto, na tentativa de disparar um único tiro contra o outro, o xerife é mais rápido, atingindo o peito do bandido, o qual desaba no chão já sem vida. O resto da gangue é cercado para cima pelos auxiliares do xerife, por todos os lados da cidade.


Caso isso soe algo de familiar, então você provavelmente já assistiu inúmeros filmes de faroeste/bang-bang ou séries de TV que foram criadas no passado. Mas mesmo que pareça estar em certa decadência, mais do que a maioria dos outros gêneros, ele ainda continua sendo um dos mais amados em vários meios de comunicação até hoje. E um novo meio de exploração desse gênero é justamente nos games, onde ele pode nos dizer muito sobre como diferentes grupos de pessoas perceberam o conceito e a ambientação neste novo meio de comunicação e interação social.


Na verdade, essa ambientação compõe-se de 2 fatores: cenário e os personagens. O cenário de faroeste é provavelmente a primeira coisa que as pessoas pensam de quando eles imaginam do gênero. A imagem do deserto interminável e planícies banhadas pelo calor habitadas com pequenos povoados, fazendas de gado e trilhos de trem, evocam sentimentos de liberdade e sugere algo novo sobre a qual um futuro poderia ser construído ali. Sugerindo ainda as dificuldades e pobreza dos colonos, a convivência com os índios e eterna busca de liberdade e domínio territorial, ao expandir a civilização como a conhecemos, especificamente do povo norte americano. Este ambiente também defende tanto a lei e ilegalidade.

Estes certamente são os componentes principais que os desenvolvedores buscam implementar para capturar uma perfeita ambientação. Em Jogos como o Red Dead Revolver, Call of Juarez, Gun e Red Dead Redemption buscam oferecem aos jogadores a experiência completa por deixá-los livres em um ambiente enorme, tudo o que se pode esperar de um perfeito bang-bang. A quantidade escassa de imóveis e imensas planícies inabitadas, voltadas exclusivamente para que sejam cavalgadas, permite aos jogadores uma imersão completa nesse sentido. E pequenos detalhes como o feito de Red Dead "Vigarista", que vê você amarrar uma mulher com alguns trilhos de trem, só contribui para a tentativa de autenticidade. Desenvolvedores claramente comprado no romantismo do Velho Oeste, como isso é exatamente o que eles estão tentando replicar em jogos através da criação desses mundos.


E depois há os personagens que povoam estas vistas românticas. John Wayne, Clint Eastwood e sua turma, de masculinidade bem definida, com suas barbas por fazer, chapéus característicos, além das botas gastas pela areia do deserto. O cowboy arquetípico, que viu papéis como criadores de gado e xerifes, provou ser tanto de ponto focal para o gênero como o ajuste. Mas outros personagens, como a professora, barman, empresário, e o bandido, também concretizam a ambientação e caracterização do tema, permitindo-os criar histórias diversas paralelas, preenchendo assim o enorme campo á ser explorado pela imaginação.


O John Marston, de Red Dead Redemption é uma figura mais óbvia deste arquétipo. Ele é um solitário, difícil, humilde, que se preocupa com os problemas de uma região criminosa atormentado as redondezas. Mas personagens de todas as naturezas associadas à cultura cowboy podem aparecer fora desse ambiente habitual. Como é o caso de Master Chief de Halo, em que possui a mesma determinação dos cowboys do velho oeste. Outro exemplo que posso citar, é Revolver Ocelot de Metal Gear Solid, pois é uma clara adaptação de um pistoleiro que se sente em casa, na companhia de criminosos. Nenhum desses jogos acontecem, de fato, no Oeste indomável, mas esses personagens garantem sejam caracterizados como eles originalmente são, por definição, ao menos por um breve  momento.



Seja ou não um jogo de Western, esse não é o ponto. Embora tenhamos relativamente poucos exemplos desse gênero de boa qualidade, sua influência pode ser vista em sob prisma muito maior do que você esperaria. Independente de quantos jogos tentem copiar a fórmula que funcionou por décadas, o sentimento nostálgico por trás de sua concepção e o seu idealismo, são aspectos que realmente moldaram muitos dos jogos que jogamos atualmente. Afinal, é no Westen que encontramos liberdade, determinação e poeira.

E para você? O jogo que melhor lhe transmite essa sensação ou remete aos conceitos do Oeste Selvagem é... 

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