segunda-feira, 22 de abril de 2013

Jogador se ofende com cena de BioShock Infinite e ganha dinheiro de volta


A cena de batismo logo ao início de BioShock Infinite incomodou alguns jogadores, e um deles ficou tão ofendido que se sentiu obrigado a parar de jogar e pedir seu dinheiro de volta. Uma das primeiras cenas do jogo exige que o protagonista, Booker DeWitt, aceite um batismo. O problema é que o batismo não é opcional, mas sim parte da história do jogo, que por si só é cheio de temas religiosos.



Redenção, perdão e reparação pelos pecados são abordados ao longo da fantástica trama de BioShock Infinite. Mas o americano Breen Malmberg, que se descreve como cristão devoto e fã da série BioShock, considera a cena de batismo uma blasfêmia. Ele comprou a versão para PCs do jogo, através do Steam, e pediu seu dinheiro de volta à Valve.

“Como o batismo no espírito santo está no centro do Cristianismo – do qual sou devoto – eu estou basicamente sendo forçado a escolher entre cometer blasfêmia extrema pelas minhas ações ao escolher aceitar esta ‘escolha’, ou parar de jogar o game antes mesmo que ele comece,” conta Malmberg. Que se sentiu ofendido com a simulação de um ato que considera sagrado. De acordo com o jogador, a Valve lhe devolveu o valor integral do jogo.

A história tomou a internet, e o site Kotaku apurou a opinião de vários jogadores através das redes sociais. Jogadores não-religiosos também ficaram incomodados com a cena, mas a grande maioria entendeu que o batismo é parte da experiência e do progresso de Booker DeWitt como personagem do universo de BioShock Infinite. Curiosamente, Malmberg se ofendeu com a representação do batismo, mas não com a violência muitas vezes gratuita do jogo, que inclui o assassinato de policiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário