quarta-feira, 5 de março de 2014

Retro Gamer #9 – Super Mario World 2: Yoshi Island

Fala galera, tudo bem? Eu sou o Caliel e hoje estava lembrando um pouco da minha infância com o meu Super Nintendo e entre várias jóias que com certeza falarei aqui, uma ficou marcada na minha cabeça, um jogo que pode ser considerado um dos melhores jogos de plataforma de todos os tempos. Venha comigo se aventurar na ilha dos Yoshis enquanto eles tentam salvar o Luigi do terrível magikoopa Kamek!





SMW2: Yoshi Island é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo para o Super Nintendo, foi lançado em 5 de agosto no Japão, 4 de outubro na America do Norte e 6 de outubro na Europa, tudo isso no ano de 1995. Shigeru Myamoto foi o produtor e o compositor da trilha sonora foi Koji Kondo. Apesar do nome o jogo não se trata de uma continuação de Super Mario World, pois os seus acontecimentos se passam antes até do primeiro SMB já que Mario e Luigi ainda são bebês.

O jogo começa com uma pequena introdução falando sobre uma cegonha que está levando dois bebês para seus pais, mas, quase ao amanhecer ela é atacada por Kamek,  ele consegue levar um dos bebês consigo, mas  o outro cai em uma ilha, bem nas costas do Yoshi. Ele sem saber direito o que está acontecendo se reúne com os outros yoshis da ilha para decidir o que fazer. O Yoshi verde encontra um mapa, mas não sabe o que fazer, é então que percebe que o bebê Mario parece saber a onde ir, é como se a ligação com seu irmão indicasse o caminho. com isso, os pequenos dinossauros multicoloridos resolvem ajudar baby Mario na sua primeira grande aventura!

Durante as fases, os yoshis vão se revezando na tarefa de levar o bebê Mario, mas, diferente do visto em SMW, eles não tem poderes diferentes de acordo com a cor, na verdade todos eles tem as mesmas habilidades que são: usar a língua para colocar os inimigos na boca e podendo assim cuspi-los de volta causando dano em outros monstros ou caso não queira fazer isso, transforma-los em ovinhos. Os ovos são usados de diversas maneiras como atacar inimigos, pegar moedas e achar itens escondidos entre outras coisas. O jogo usa uma mecânica de mira na hora de arremessar os ovinhos, bem simples de operar. Além disso podem também pular, dar uma ''bundada'' e correr. Temos também power ups aonde os yoshis vão atirar sementes de melancia ou se transformar em diversos veículos diferentes como helicóptero e submarino.

O jogo conta também com diversos itens colecionáveis durante a fases que ao pegar tudo liberam fases extras.

Na época de locadora eu alugava esse jogo no final de semana e uma coisa que me chamou a atenção de primeira  foi a trilha sonora, as musicas ficam na cabeça e logo eu me via cantarolando uma ou outra durante a jogatina. Os cenários são um show a parte, tudo parece desenhado a mão com giz de cera, uma verdadeira obra de arte.

Um port foi feito para o GBA com o nome de Super Mario Advanced 3: Yoshi Island, lançado em 2012. Essa versão foi lançada para os 3ds embaixadores e com a chegada do GBA no virtual console do Wii U, logo o veremos no console de mesa da Nintendo.

Uma continuação foi lançada para Nintendo 64 intitulada Yoshi Story e em 2006 para o DS chamada Yoshi's Island DS mas, desse falo em uma outra oportunidade!

Caliel & Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário