terça-feira, 20 de maio de 2014

Press B - Personalidades - KOJI KONDO


Atendendo ao pedido do Rodrigão, e como prometido dedico à ele a presente publicação, a PRESS B – PERSONALIDADES traz nessa edição, um pouco da trajetória deste que é um dos grandes nomes da Nintendo. Um mestre da música marcante por suas obras, as quais são inesquecíveis por seus fâs. Falo de KOJI KONDO.


Após formar-se em Artes na universidade, Kondo decidiu candidatar-se a um emprego na Nintendo depois que a empresa anunciou em sua universidade. Com isso, tornou-se a primeira pessoa na empresa que foi recrutada para a finalidade específica de criação de música, para o desenvolvimento no Arcade Golf. No entanto, Super Mario Bros para Nintendo Entertainment System deu Koji Kondo sua grande chance. 

Ele superou as limitações do console para criar melodias emblemáticas como o tema overworld . Já em The Legend of Zelda, Kondo posteriormente criaria uma memorável e elegante trilha de significado singular.

Vs. Golf    Vs. Golf - marquee

Ao longo dos anos, os trabalhos de Kondo têm se tornado muito mais elaborado. Suas criações em Super Mario Bros 3 , Super Mario World e The Legend of Zelda: A Link to the Past desenvolveram-se na abordagem de seus antecessores. Para o Nintendo 64, Kondo refletia sua versatilidade com o acompanhamento diversificado em Super Mario 64, uma partitura orquestral de Star Fox 64 e a bela obra em The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Seus outros projetos incluem Shin Onigashima , Nazo no Murasame Jo, Doki Doki Panic  e Pilotwings . Seu trabalho tornou-se um tema popular em arranjos de jogos.

Desde The Legend of Zelda: Majora`s Mask , Kondo só fez composições ocasionais. Ele concentrou-se na gestão da equipe de som da Nintendo Entertainment & Desenvolvimento, que inclui sete compositores e designers de vários efeitos sonoros, programadores e editores de som . Ele , no entanto, dirigiu os últimos resultados para o Mario e Zelda. Ele também fez enormes contribuições para Super Mario Sunshine , The Legend of Zelda: The Wind Waker , Super Mario Galaxy , New Super Mario Bros e Super Smash Bros Brawl.

"Koji Kondo não é o Mozart da música no videogame. Mozart foi o Koji Kondo da música clássica."

Em qualquer um dos seus temas favoritos da Nintendo, a partir do último quarto desse século, há uma boa chance de Kondo ser, pelo menos, parcialmente responsável por isso.

Na verdade, poderia facilmente argumentar-se de que Koji Kondo tem desempenhado um papel tão influente na história recente da Nintendo como Shigeru Miyamoto e Gunpei Yokoi.

Se não fosse por Kondo, chegaríamos à celebrar o 25 º aniversário de Zelda, em 2011, ou torná-lo um conjunto de concertos para orquestra? Será que Super Mario Bros teria sido um sucesso tão grande sem aquela música tema?


 The official logo of the Zelda 25th Anniversary Symphony


A história de Kondo começa aos cinco anos, quando começou a tocar o órgão elétrico. Seu amor pela música continuou na escola, onde descobriu Deep Purple e Emerson, Lake & Palmer. Na Universidade de Osaka, começou a criar sons e músicas usando uma programação em BASIC que havia escrito em seu computador, com jogos de arcade como Donkey Kong, sendo uma enorme influência em sua carreira.

Um amigo, em seguida, viu que a Nintendo estava procurando por graduados com interesse em som e música. Foi um achado para Kondo.
O primeiro jogo de Kondo como compositor foi título para arcade Vs . Golf , mas não demorou muito para que encanador italiano entrasse na sua vida. Mas sua obra mais famosa não foi sua primeira composição para Mario: "A primeira música que eu fiz para [ Super Mario Bros ] foi o tema debaixo d'água , porque era fácil de visualizar."

Ele logo aprendeu o valor de jogar games como a chave para o sucesso de seu trabalho, depois de constatar que a sua primeira incursão ao tema Mario combinava o visual, mas não o jogo. " Minha resposta inconsciente após a conclusão foi : " Ahh , eu acho que está tudo bem ' ", afirma modestamente . "Eu definitivamente não achava que seria tão amplamente apreciada! "

Zelda veio em seguida, e com ele o segundo tema principal inesquecível de Kondo, e como ele capturou perfeitamente o que descreve como sendo o "sentimento de bravura ou coragem" em se aventurar. Hyrule exigiu uma abordagem bem diferente do Reino do Cogumelo, o qual foi um excelente teste para Kondo desafiar-se.


"Se você irá fazer música apropriada para uma cidade totalmente desconhecida, você tem que apresentar uma música totalmente incomum", disse ele uma vez .
Com Zelda, Kondo também foi responsável por dois dos jingles mais instantaneamente reconhecíveis no mundo dos videogames - as oito notas que soam quando um segredo é descoberto e a fanfarra ao encontrar um item, estando para sempre gravados nos anais da história dos jogos.

Ao longo dos anos, Mario e Zelda tornaram-se “a marca” de Kondo, embora também tenha contribuído com efeitos sonoros para games Pilotwings e Star Fox. A era do Nintendo 64, sem dúvida, vivenciou o seu auge criativo. Apesar de trabalhar com um conjunto de ferramentas mais restrita do que seus pares, que tinham espaços adicionais por meios óticos (CD) oferecidas no PSOne , os temas mais memoráveis da sexta geração de consoles surgiu a partir do sistema de 64 bits da Nintendo.

Ocarina Of Time, em particular, apresentou um desafio único, obrigando à Kondo compor temas usando apenas cinco tons, para combinar com o instrumento de mesmo nome. "Então, assim que finalizei com as músicas de Ocarina, tive que criar ainda mais para Majora´s Mask ", lembra ele . "Eu tenho um monte de milhagem além daquelas apenas cinco tons ! "

Desde então, o papel de Kondo na Nintendo mudou, tornando-se um mentor para os compositores mais jovens. Nervoso sobre o seu primeiro título de Mario, Mahito Yokota, novo pupilo de Kondo, descobriu na prática que seu mentor era difícil de impressionar-se.
Ao revelar sua primeira composição, Yokota perguntou: " Essa é a música de Mario como deve ser, certo?" A resposta de Kondo: " Isso não está bom "


Felizmente, o pupilo de Kondo foi um sábio e rápido aprendiz, pegando todas as dicas do mestre, tais como a importância de se apressar o jogador para a próxima fase. Da EAD Tokyo Ryo Nagamatsu lembra Kondo, ao ouvir uma melodia projetada para acompanhar a tela do mapa de Mario Galaxy 2 : "Isso não vai funcionar, não podemos ter uma música boa aqui "Aparentemente, às vezes, um loop simples é tudo que é precisamos.”

O mantra do Kondo permanece como sempre fez "fazer a melhor e mais apropriada música para o jogo em si." Simplesmente, isso significou a introdução de composições orquestrais de Super Mario Galaxy , Zelda: Skyward Sword e Super Mario World 3D.


Koji Kondo tem sido responsável por centenas de faixas musicais da Nintendo, ao longo dos últimos 30 anos, muitos dos quais são o tipo de musicas tão cativantes que os compositores para jogos gostariam que fossem capazes de reivindicar como sua autoria.

No entanto, há algumas músicas de Kondo, que podem ser consideradas as mais famosas do seu repertório. Se você é novo para a obra de Koji Kondo e quer ter uma ideia de toda a sua carreira comprimida em apenas nove faixas, estas são as definitivas que você precisa saber.

Exemplos de jogos em que Kondo participou:





Abaixo todos os projetos em que Kondo esteve envolvido:

Arcade

1984
Nintendo
Vs. Golf
Composition
1984
Nintendo
Punch Out
Composition
1986
Nintendo
Vs. Soccer
Composition
1986
Nintendo
Vs. Super Mario Bros. (port)
Reprises from Super Mario Bros. (1986)

Nintendo Entertainment System

1984
Nintendo
Golf (port)
Composition
1984
Nintendo
Hudson
Sharp
Family BASIC
Sound Programming
1984
Nintendo
Devil World
Composition with Akito Nakatsuka
1984
Nintendo
Soccer (port)
Composition
1984
Nintendo
Kung Fu
Composition
1985
Nintendo
Super Mario Bros.
Composition
1987
Nintendo
Super Mario Bros. 2 (NA) / Yume Kouba Doki Doki Panic
Composition
1987
Nintendo
The Legend of Zelda (port)
Reprises from the Legend of Zelda (1986)
1988
Nintendo
Super Mario Bros. 3
Composition / Arrangement
1988
Nintendo
The Legend of Zelda: The Adventure of Link (port)
Reprise from The Legend of Zelda (1986 - Overworld) arranged by Akito Nakatsuka


Famicom Disk System

1986
Nintendo
The Legend of Zelda
Composition
1986
Nintendo
Super Mario Bros. (port)
Reprises from Super Mario Bros. (1985)
1986
Nintendo
Nazo no Murasame Jo
Composition
1986
Nintendo
Super Mario Bros. 2 (JP) / Super Mario Bros: The Lost Levels
Composition
1986
Hudson Soft
Nintendo
All Night Nippon Super Mario Bros.
Reprises from Super Mario Bros. (1985)
1987
Nintendo
The Legend of Zelda: The Adventure of Link
Reprise from The Legend of Zelda (1986 - Overworld) arranged by Akito Nakatsuka
1987
Nintendo
Yume Kouba Doki Doki Panic (port)
Reprises from Super Mario Bros. 2 / Yume Kouba Doki Doki Panic (1986)
1987
Nintendo
Shin Onigashima
Composition


Super Nintendo

1990
Nintendo
Super Mario World
Composition / Arrangement
1990
Nintendo
Pilotwings
Composition with Soyo Oka
1991
Nintendo
The Legend of Zelda: A Link to the Past
Composition / Arrangement
1992
Nintendo
Super Mario Kart
Reprises from Super Mario series arranged by Soyo Oka, Taro Panedo
1993
Nintendo
Star Fox
Sound Effects
1993
Nintendo
Super Mario All-Stars (compilation)
Reprises from Super Mario series
1995
Nintendo
Super Mario World 2: Yoshi's Island
Composition / Arrangement
1995
Intel. Syst.
Nintendo
Tetris Attack / Yoshi no Panepon
Reprises from Yoshi's Island arranged by Masaru Tajima, Masaya Kuzume, Yuka Tsujiyoko
1996
Square
Nintendo
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
Reprises from Super Mario series arranged by 
Yoko Shimomura


Game Boy

1993
Nintendo
The Legend of Zelda: Link's Awakening
Reprises from Zelda series arranged by Kazumi Totaka, Minako Hamano


Nintendo 64

1996
Nintendo
Super Mario 64
Composition / Arrangement
1997
Nintendo
Star Fox 64
Composition with 
Hajime Wakai
1998
Nintendo
The Legend of Zelda: Ocarina of Time
Composition / Arrangement
1998
Hudson Soft
Nintendo
Mario Party
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series arranged by 
Yasunori Mitsuda
1999
Camelot
Nintendo
Mario Golf / Mario Golf 64
Reprises from Mario and Zelda series arranged by 
Motoi Sakuraba
1999
HAL Lab.
Nintendo
Super Smash Bros. / Nintendo All-Star! Daibunto Smash Brothers
Reprises from Mario and Zelda series
1999
Hudson Soft
Nintendo
Mario Party 2
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series arranged by Hironao Yamamoto, Shohei Bando, Kazuhiko Sawaguchi
2000
Camelot
Nintendo
Mario Tennis / Mario Tennis 64
Reprises from Mario and Zelda series arranged by 
Motoi Sakuraba
2000
Nintendo
The Legend of Zelda: Majora's Mask
Composition with 
Toru Minegishi
2000
Intel. Syst.
Nintendo
Paper Mario / Mario Story
Reprises from Super Mario series arranged by Yuka Tsujiyoko, Taishi Senda
2000
Hudson Soft
Nintendo
Mario Party 3
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series arranged by Ichiro Shimakura


Game Boy Color

1999
Nintendo
Super Mario Bros. Deluxe (port)
Reprises from Super Mario Bros. (1985)
1999
Camelot
Nintendo
Mario Golf / Mario Golf GB
Reprises from Mario and Zelda series arranged by 
Motoi Sakuraba
2000
Camelot
Nintendo
Mario Tennis / Mario Tennis GB
Reprises from Mario and Zelda series arranged by 
Motoi Sakuraba
2001
Flagship
Nintendo
The Legend of Zelda: Oracle of Ages
Reprises from Zelda series arranged by Mitsuhiko Takano
2001
Flagship
Nintendo
The Legend of Zelda: Oracle of Seasons
Reprises from Zelda series arranged by Mitsuhiko Takano


Game Boy Advance

2001
Nintendo
Mario Kart Super Circuit / Mario Kart Advance
Reprises from Super Mario series arranged by Minako Hamano
2001
Nintendo
Super Mario Advance (port)
Reprises from Super Mario Bros. 2 / Yume Kouba Doki Doki Panic (1986)
2002
Flagship
Nintendo
The Legend of Zelda: A Link to the Past / Four Swords (remake / new game)
Reprises from The Legend of Zelda: A Link to the Past (1991) / Reprises from Zelda series arranged by Yuko Takehara
2002
Nintendo
Super Mario Advance 2: Super Mario World (port)
Reprises from Super Mario World (1990)
2002
Nintendo
Super Mario Advance 3: Yoshi's Island (port)
Reprises from Super World 2: Yoshi's Island (1995)
2003
Nintendo
Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 (port)
Reprises from Super Mario Bros. 3 (1988)
2003
AlphaDream
Nintendo
Mario & Luigi: Superstar Saga
Reprises from Super Mario series arranged by 
Yoko Shimomura
2004
NST
Nintendo
Mario vs. Donkey Kong
Reprises from Super Mario series arranged by Lawrence Schwedler
2004
Camelot
Nintendo
Mario Tennis Advance / Mario Tennis: Power Tour
Reprises from Mario and Zelda series arranged by 
Motoi Sakuraba
2004
Fuse Games
Nintendo
Mario Pinball Land / Super Mario Ball
Reprises from Super Mario series
2004
Flagship
Nintendo
The Legend of Zelda: Minish Cap
Reprises from Zelda series arranged by Mitsuhiro Takano
2005
Hudson Soft
Nintendo
Mario Party Advance
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series


GameCube

2001
HAL Lab.
Nintendo
Super Smash Bros. Melee
Reprises from Mario and Zelda series
2002
Nintendo
Super Mario Sunshine
Composition / Arrangement with 
Shinobu Tanaka
2002
Rare
Nintendo
Star Fox Adventures
Reprises from Star Fox 64 (1997) arranged by David Wise
2002
Hudson Soft
Nintendo
Mario Party 4
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series arranged by Ichiro Shimakura
2002
Nintendo
The Legend of Zelda: The Wind Waker
Composition / Arrangement with 
Kenta Nagata, Hajime Wakai, Toru Minegishi
2003
Nintendo
The Legend of Zelda: Ocarina of Time Master Quest (port)
Reprises from The Legend of Zelda: Ocarina of Time (1998)
2003
Hudson Soft
Nintendo
Mario Party 5
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series arranged by Aya Tanaka
2003
Camelot
Nintendo
Mario Golf: Toadstool Tour / Mario Golf: Family Tour
Reprises from Mario and Zelda series arranged by 
Motoi Sakuraba
2003
Nintendo
The Legend of Zelda: Collector's Edition (compilation)
Reprises from Zelda series arranged by 
Kenta Nagata
2004
Nintendo
The Legend of Zelda: Four Swords Adventures
Reprises from Zelda series arranged by 
Asuka Ota
2004
Camelot
Nintendo
Mario Power Tennis / Mario Tennis GC
Reprises from Mario and Zelda series arranged by 
Motoi Sakuraba
2004
Hudson Soft
Nintendo
Mario Party 6
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series arranged by Hironobu Yahata, Shinya Otoge
2005
Namco
Nintendo
Mario Superstar Baseball / Super Mario Stadium Miracle Baseball
Reprises from Super Mario series
2000
Intel. Syst.
Nintendo
Paper Mario: The Thousand-Year Door
Reprises from Super Mario series arranged by Yuka Tsujiyoko, Yoshito Hirano
2005
Hudson Soft
Nintendo
Mario Party 7
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series arranged by Hironobu Yahata, Shinya Otoge
2005
Next Level
Nintendo
Super Mario Strikers / Mario Smash Football
Reprises from Super Mario series arranged by Graig Robertson, Kyle Nordman
2006
Nintendo
The Legend of Zelda: Twilight Princess
Composition / Arrangement with 
Toru Minegishi, Asuka Ota
2007
Intel. Syst.
Nintendo
Super Paper Mario
Reprises from Super Mario series arranged by Naoko Mitome, Chika Sekigawa


DS

2004
Nintendo
Super Mario 64 DS (remake)
Reprises from Super Mario 64 (1996) arranged by 
Kenta Nagata
2005
Nintendo
Yoshi Touch & Go
Reprises from Yoshi's Island (1995) arranged by 
Kazumi Totaka, Toru Minegishi, Asuka Ota
2006
AlphaDream
Nintendo
Mario & Luigi: Partners in Time
Reprises from Super Mario series arranged by 
Yoko Shimomura
2006
Nintendo
New Super Mario Bros.
Composition (Main Theme) with 
Asuka Ota, Hajime Wakai / Reprises from Super Mario series
2006
Square Enix
Nintendo
Mario Hoops 3-on-3 / Mario Basket 3-on-3 / Mario Slam Basketball
Reprises from Super Mario series arranged by 
Masayoshi Soken
2006
Q-Games
Nintendo
Star Fox Command (remake)
Reprises from Star Fox 64 (1997) arranged by 
Hajime Wakai
2006
NST
Nintendo
Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis
Reprises from Super Mario series arranged by Lawrence Schwedler
2007
Nintendo
The Legend of Zelda: Phantom Hourglass
Reprises from The Legend of Zelda: The Wind Waker (2003) arranged by
Kenta Nagata, Toru Minegishi


Wii

2006
Nintendo
The Legend of Zelda: Twilight Princess
Composition / Arrangement with 
Toru Minegishi, Asuka Ota
2007
Hudson Soft
Nintendo
Mario Party 8
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series
2007
Nintendo
Super Mario Galaxy
Composition ("Egg Planet", "Rosetta's Comet Observatory") with 
Mahito Yokota
2007
Next Level
Nintendo
Mario Strikers Charged
Reprises from Super Mario series arranged by Mike Peacock, Darren Radtke, Chad York
2007
Intel. Syst.
Nintendo
Super Paper Mario
Reprises from Super Mario series arranged by Naoko Mitome, Chika Sekigawa
2008
HAL Lab.
Nintendo
Super Smash Bros. Brawl
Arrangement ("Main Theme" from Super Mario Bros) / Reprises from Mario and Zelda series

É isso, galera!
Não deixem de enviar sua celebridade, nos comentários, pois ela poderá muito bem figurar como destaque aqui na próxima PRESS B - Personalidades!

Um grande abraço à todos e até a próxima
Fernando Farnochi

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