Atendendo ao pedido do Rodrigão, e como prometido dedico à ele a presente publicação, a PRESS B – PERSONALIDADES traz nessa edição, um pouco da trajetória
deste que é um dos grandes nomes da Nintendo. Um mestre da música marcante por
suas obras, as quais são inesquecíveis por seus fâs. Falo de KOJI KONDO.
Após formar-se em Artes na universidade, Kondo decidiu
candidatar-se a um emprego na Nintendo depois que a empresa anunciou em sua
universidade. Com isso, tornou-se a primeira pessoa na empresa que foi
recrutada para a finalidade específica de criação de música, para o
desenvolvimento no Arcade Golf. No entanto, Super Mario Bros para Nintendo
Entertainment System deu Koji Kondo sua grande chance.
Ele superou as
limitações do console para criar melodias emblemáticas como o tema overworld .
Já em The Legend of Zelda, Kondo posteriormente criaria uma memorável e
elegante trilha de significado singular.
Ao longo dos anos, os trabalhos de Kondo têm se tornado
muito mais elaborado. Suas criações em Super Mario Bros 3 , Super Mario World e
The Legend of Zelda: A Link to the Past desenvolveram-se na abordagem de seus
antecessores. Para o Nintendo 64, Kondo refletia sua versatilidade com o
acompanhamento diversificado em Super Mario 64, uma partitura orquestral de
Star Fox 64 e a bela obra em The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Seus outros
projetos incluem Shin Onigashima , Nazo no Murasame Jo, Doki Doki Panic e Pilotwings . Seu trabalho tornou-se um tema
popular em arranjos de jogos.
Desde The Legend of Zelda: Majora`s Mask , Kondo só fez
composições ocasionais. Ele concentrou-se na gestão da equipe de som da
Nintendo Entertainment & Desenvolvimento, que inclui sete compositores e
designers de vários efeitos sonoros, programadores e editores de som . Ele , no
entanto, dirigiu os últimos resultados para o Mario e Zelda. Ele também fez
enormes contribuições para Super Mario Sunshine , The Legend of Zelda: The Wind
Waker , Super Mario Galaxy , New Super Mario Bros e Super Smash Bros Brawl.
"Koji Kondo não
é o Mozart da música no videogame. Mozart foi o Koji Kondo da música
clássica."
Em qualquer um dos seus temas favoritos da Nintendo, a
partir do último quarto desse século, há uma boa chance de Kondo ser, pelo
menos, parcialmente responsável por isso.
Na verdade, poderia facilmente argumentar-se de que Koji
Kondo tem desempenhado um papel tão influente na história recente da Nintendo
como Shigeru Miyamoto e Gunpei Yokoi.
Se não fosse por Kondo, chegaríamos à celebrar o 25 º
aniversário de Zelda, em 2011, ou torná-lo um conjunto de concertos para
orquestra? Será que Super Mario Bros teria sido um sucesso tão grande sem
aquela música tema?
A história de Kondo começa aos cinco anos, quando começou a
tocar o órgão elétrico. Seu amor pela música continuou na escola, onde
descobriu Deep Purple e Emerson, Lake & Palmer. Na Universidade de Osaka,
começou a criar sons e músicas usando uma programação em BASIC que havia
escrito em seu computador, com jogos de arcade como Donkey Kong, sendo uma
enorme influência em sua carreira.
Um amigo, em seguida, viu que a Nintendo estava procurando
por graduados com interesse em som e música. Foi um achado para Kondo.
O primeiro jogo de Kondo como compositor foi título para
arcade Vs . Golf , mas não demorou muito para que encanador italiano entrasse
na sua vida. Mas sua obra mais famosa não foi sua primeira composição para
Mario: "A primeira música que eu fiz para [ Super Mario Bros ] foi o tema
debaixo d'água , porque era fácil de visualizar."
Ele logo aprendeu o valor de jogar games como a chave para o
sucesso de seu trabalho, depois de constatar que a sua primeira incursão ao
tema Mario combinava o visual, mas não o jogo. " Minha resposta
inconsciente após a conclusão foi : " Ahh , eu acho que está tudo bem '
", afirma modestamente . "Eu definitivamente não achava que seria tão
amplamente apreciada! "
Zelda veio em seguida, e com ele o segundo tema principal
inesquecível de Kondo, e como ele capturou perfeitamente o que descreve como
sendo o "sentimento de bravura ou coragem" em se aventurar. Hyrule
exigiu uma abordagem bem diferente do Reino do Cogumelo, o qual foi um
excelente teste para Kondo desafiar-se.
"Se você irá fazer música apropriada para uma cidade
totalmente desconhecida, você tem que apresentar uma música totalmente
incomum", disse ele uma vez .
Com Zelda, Kondo também foi responsável por dois dos jingles
mais instantaneamente reconhecíveis no mundo dos videogames - as oito notas que
soam quando um segredo é descoberto e a fanfarra ao encontrar um item, estando
para sempre gravados nos anais da história dos jogos.
Ao longo dos anos, Mario e Zelda tornaram-se “a marca” de
Kondo, embora também tenha contribuído com efeitos sonoros para games
Pilotwings e Star Fox. A era do Nintendo 64, sem dúvida, vivenciou o seu auge
criativo. Apesar de trabalhar com um conjunto de ferramentas mais restrita do
que seus pares, que tinham espaços adicionais por meios óticos (CD) oferecidas
no PSOne , os temas mais memoráveis da sexta geração de consoles surgiu a
partir do sistema de 64 bits da Nintendo.
Ocarina Of Time, em particular, apresentou um desafio único,
obrigando à Kondo compor temas usando apenas cinco tons, para combinar com o
instrumento de mesmo nome. "Então, assim que finalizei com as músicas de
Ocarina, tive que criar ainda mais para Majora´s Mask ", lembra ele .
"Eu tenho um monte de milhagem além daquelas apenas cinco tons ! "
Desde então, o papel de Kondo na Nintendo mudou, tornando-se
um mentor para os compositores mais jovens. Nervoso sobre o seu primeiro título
de Mario, Mahito Yokota, novo pupilo de Kondo, descobriu na prática que seu
mentor era difícil de impressionar-se.
Ao revelar sua primeira composição, Yokota perguntou: "
Essa é a música de Mario como deve ser, certo?" A resposta de Kondo:
" Isso não está bom "
Felizmente, o pupilo de Kondo foi um sábio e rápido
aprendiz, pegando todas as dicas do mestre, tais como a importância de se
apressar o jogador para a próxima fase. Da EAD Tokyo Ryo Nagamatsu lembra
Kondo, ao ouvir uma melodia projetada para acompanhar a tela do mapa de Mario
Galaxy 2 : "Isso não vai funcionar, não podemos ter uma música boa aqui
"Aparentemente, às vezes, um loop simples é tudo que é precisamos.”
O mantra do Kondo permanece como sempre fez "fazer a
melhor e mais apropriada música para o jogo em si." Simplesmente, isso
significou a introdução de composições orquestrais de Super Mario Galaxy ,
Zelda: Skyward Sword e Super Mario World 3D.
Koji Kondo tem sido responsável por centenas de faixas
musicais da Nintendo, ao longo dos últimos 30 anos, muitos dos quais são o tipo
de musicas tão cativantes que os compositores para jogos gostariam que fossem
capazes de reivindicar como sua autoria.
No entanto, há algumas músicas de Kondo, que podem ser
consideradas as mais famosas do seu repertório. Se você é novo para a obra de
Koji Kondo e quer ter uma ideia de toda a sua carreira comprimida em apenas
nove faixas, estas são as definitivas que você precisa saber.
Exemplos de jogos em que Kondo participou:
Abaixo todos os projetos em que Kondo esteve envolvido:
Arcade
1984
|
Nintendo
|
Vs. Golf
Composition |
1984
|
Nintendo
|
Punch Out
Composition |
1986
|
Nintendo
|
Vs. Soccer
Composition |
1986
|
Nintendo
|
Vs. Super Mario Bros. (port)
Reprises from Super Mario Bros. (1986) |
Nintendo Entertainment System
1984
|
Nintendo
|
Golf (port)
Composition |
1984
|
Nintendo
Hudson Sharp |
Family BASIC
Sound Programming |
1984
|
Nintendo
|
Devil World
Composition with Akito Nakatsuka |
1984
|
Nintendo
|
Soccer (port)
Composition |
1984
|
Nintendo
|
Kung Fu
Composition |
1985
|
Nintendo
|
Super Mario Bros.
Composition |
1987
|
Nintendo
|
Super Mario Bros. 2 (NA) / Yume Kouba Doki Doki Panic
Composition |
1987
|
Nintendo
|
The Legend of
Zelda (port)
Reprises from the Legend of Zelda (1986) |
1988
|
Nintendo
|
Super Mario Bros. 3
Composition / Arrangement |
1988
|
Nintendo
|
The Legend of
Zelda: The Adventure of Link (port)
Reprise from The Legend of Zelda (1986 - Overworld) arranged by Akito Nakatsuka |
Famicom Disk System
1986
|
Nintendo
|
The Legend of
Zelda
Composition |
1986
|
Nintendo
|
Super Mario Bros. (port)
Reprises from Super Mario Bros. (1985) |
1986
|
Nintendo
|
Nazo no Murasame Jo
Composition |
1986
|
Nintendo
|
Super Mario
Bros. 2 (JP) / Super Mario Bros: The Lost Levels
Composition |
1986
|
Hudson
Soft
Nintendo |
All Night
Nippon Super Mario Bros.
Reprises from Super Mario Bros. (1985) |
1987
|
Nintendo
|
The Legend of
Zelda: The Adventure of Link
Reprise from The Legend of Zelda (1986 - Overworld) arranged by Akito Nakatsuka |
1987
|
Nintendo
|
Yume Kouba Doki
Doki Panic (port)
Reprises from Super Mario Bros. 2 / Yume Kouba Doki Doki Panic (1986) |
1987
|
Nintendo
|
Shin Onigashima
Composition |
Super Nintendo
1990
|
Nintendo
|
Super Mario
World
Composition / Arrangement |
1990
|
Nintendo
|
Pilotwings
Composition with Soyo Oka |
1991
|
Nintendo
|
The Legend of
Zelda: A Link to the Past
Composition / Arrangement |
1992
|
Nintendo
|
Super Mario
Kart
Reprises from Super Mario series arranged by Soyo Oka, Taro Panedo |
1993
|
Nintendo
|
Star Fox
Sound Effects |
1993
|
Nintendo
|
Super Mario
All-Stars (compilation)
Reprises from Super Mario series |
1995
|
Nintendo
|
Super Mario
World 2: Yoshi's Island
Composition / Arrangement |
1995
|
Intel.
Syst.
Nintendo |
Tetris Attack /
Yoshi no Panepon
Reprises from Yoshi's Island arranged by Masaru Tajima, Masaya Kuzume, Yuka Tsujiyoko |
1996
|
Square
Nintendo |
Super Mario
RPG: Legend of the Seven Stars
Reprises from Super Mario series arranged by Yoko Shimomura |
Game Boy
1993
|
Nintendo
|
The Legend of
Zelda: Link's Awakening
Reprises from Zelda series arranged by Kazumi Totaka, Minako Hamano |
Nintendo 64
1996
|
Nintendo
|
Super Mario 64
Composition / Arrangement |
1997
|
Nintendo
|
|
1998
|
Nintendo
|
The Legend of
Zelda: Ocarina of Time
Composition / Arrangement |
1998
|
Hudson
Soft
Nintendo |
|
1999
|
Camelot
Nintendo |
|
1999
|
HAL
Lab.
Nintendo |
Super Smash
Bros. / Nintendo All-Star! Daibunto Smash Brothers
Reprises from Mario and Zelda series |
1999
|
Hudson
Soft
Nintendo |
Mario Party 2
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series arranged by Hironao Yamamoto, Shohei Bando, Kazuhiko Sawaguchi |
2000
|
Camelot
Nintendo |
|
2000
|
Nintendo
|
|
2000
|
Intel.
Syst.
Nintendo |
Paper Mario /
Mario Story
Reprises from Super Mario series arranged by Yuka Tsujiyoko, Taishi Senda |
2000
|
Hudson
Soft
Nintendo |
Mario Party 3
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series arranged by Ichiro Shimakura |
Game Boy Color
1999
|
Nintendo
|
Super Mario Bros. Deluxe (port)
Reprises from Super Mario Bros. (1985) |
1999
|
Camelot
Nintendo |
|
2000
|
Camelot
Nintendo |
|
2001
|
Flagship
Nintendo |
The Legend of
Zelda: Oracle of Ages
Reprises from Zelda series arranged by Mitsuhiko Takano |
2001
|
Flagship
Nintendo |
The Legend of
Zelda: Oracle of Seasons
Reprises from Zelda series arranged by Mitsuhiko Takano |
Game Boy Advance
2001
|
Nintendo
|
Mario Kart
Super Circuit / Mario Kart Advance
Reprises from Super Mario series arranged by Minako Hamano |
2001
|
Nintendo
|
Super Mario
Advance (port)
Reprises from Super Mario Bros. 2 / Yume Kouba Doki Doki Panic (1986) |
2002
|
Flagship
Nintendo |
The Legend of
Zelda: A Link to the Past / Four Swords (remake / new game)
Reprises from The Legend of Zelda: A Link to the Past (1991) / Reprises from Zelda series arranged by Yuko Takehara |
2002
|
Nintendo
|
Super Mario
Advance 2: Super Mario World (port)
Reprises from Super Mario World (1990) |
2002
|
Nintendo
|
Super Mario
Advance 3: Yoshi's Island (port)
Reprises from Super World 2: Yoshi's Island (1995) |
2003
|
Nintendo
|
Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 (port)
Reprises from Super Mario Bros. 3 (1988) |
2003
|
AlphaDream
Nintendo |
|
2004
|
NST
Nintendo |
Mario vs.
Donkey Kong
Reprises from Super Mario series arranged by Lawrence Schwedler |
2004
|
Camelot
Nintendo |
Mario Tennis
Advance / Mario Tennis: Power Tour
Reprises from Mario and Zelda series arranged by Motoi Sakuraba |
2004
|
Fuse
Games
Nintendo |
Mario Pinball
Land / Super Mario Ball
Reprises from Super Mario series |
2004
|
Flagship
Nintendo |
The Legend of
Zelda: Minish Cap
Reprises from Zelda series arranged by Mitsuhiro Takano |
2005
|
Hudson
Soft
Nintendo |
Mario Party
Advance
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series |
GameCube
2001
|
HAL
Lab.
Nintendo |
Super Smash
Bros. Melee
Reprises from Mario and Zelda series |
2002
|
Nintendo
|
|
2002
|
Rare
Nintendo |
Star Fox
Adventures
Reprises from Star Fox 64 (1997) arranged by David Wise |
2002
|
Hudson
Soft
Nintendo |
Mario Party 4
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series arranged by Ichiro Shimakura |
2002
|
Nintendo
|
The Legend of
Zelda: The Wind Waker
Composition / Arrangement with Kenta Nagata, Hajime Wakai, Toru Minegishi |
2003
|
Nintendo
|
The Legend of
Zelda: Ocarina of Time Master Quest (port)
Reprises from The Legend of Zelda: Ocarina of Time (1998) |
2003
|
Hudson
Soft
Nintendo |
Mario Party 5
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series arranged by Aya Tanaka |
2003
|
Camelot
Nintendo |
Mario Golf:
Toadstool Tour / Mario Golf: Family Tour
Reprises from Mario and Zelda series arranged by Motoi Sakuraba |
2003
|
Nintendo
|
The Legend of
Zelda: Collector's Edition (compilation)
Reprises from Zelda series arranged by Kenta Nagata |
2004
|
Nintendo
|
|
2004
|
Camelot
Nintendo |
Mario Power
Tennis / Mario Tennis GC
Reprises from Mario and Zelda series arranged by Motoi Sakuraba |
2004
|
Hudson
Soft
Nintendo |
Mario Party 6
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series arranged by Hironobu Yahata, Shinya Otoge |
2005
|
Namco
Nintendo |
Mario Superstar
Baseball / Super Mario Stadium Miracle Baseball
Reprises from Super Mario series |
2000
|
Intel.
Syst.
Nintendo |
Paper Mario:
The Thousand-Year Door
Reprises from Super Mario series arranged by Yuka Tsujiyoko, Yoshito Hirano |
2005
|
Hudson
Soft
Nintendo |
Mario Party 7
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series arranged by Hironobu Yahata, Shinya Otoge |
2005
|
Next
Level
Nintendo |
Super Mario
Strikers / Mario Smash Football
Reprises from Super Mario series arranged by Graig Robertson, Kyle Nordman |
2006
|
Nintendo
|
|
2007
|
Intel.
Syst.
Nintendo |
Super Paper
Mario
Reprises from Super Mario series arranged by Naoko Mitome, Chika Sekigawa |
DS
2004
|
Nintendo
|
|
2005
|
Nintendo
|
Yoshi Touch
& Go
Reprises from Yoshi's Island (1995) arranged by Kazumi Totaka, Toru Minegishi, Asuka Ota |
2006
|
AlphaDream
Nintendo |
|
2006
|
Nintendo
|
New Super Mario
Bros.
Composition (Main Theme) with Asuka Ota, Hajime Wakai / Reprises from Super Mario series |
2006
|
Square
Enix
Nintendo |
Mario Hoops
3-on-3 / Mario Basket 3-on-3 / Mario Slam Basketball
Reprises from Super Mario series arranged by Masayoshi Soken |
2006
|
Q-Games
Nintendo |
|
2006
|
NST
Nintendo |
Mario vs.
Donkey Kong 2: March of the Minis
Reprises from Super Mario series arranged by Lawrence Schwedler |
2007
|
Nintendo
|
The Legend of
Zelda: Phantom Hourglass
Reprises from The Legend of Zelda: The Wind Waker (2003) arranged byKenta Nagata, Toru Minegishi |
2006
|
Nintendo
|
|
2007
|
Hudson
Soft
Nintendo |
Mario Party 8
Sound Support / Reprises from Mario and Zelda series |
2007
|
Nintendo
|
|
2007
|
Next
Level
Nintendo |
Mario Strikers
Charged
Reprises from Super Mario series arranged by Mike Peacock, Darren Radtke, Chad York |
2007
|
Intel.
Syst.
Nintendo |
Super Paper
Mario
Reprises from Super Mario series arranged by Naoko Mitome, Chika Sekigawa |
2008
|
HAL
Lab.
Nintendo |
Super Smash
Bros. Brawl
Arrangement ("Main Theme" from Super Mario Bros) / Reprises from Mario and Zelda series |
É isso, galera!
Não deixem de enviar sua celebridade, nos comentários, pois ela poderá muito bem figurar como destaque aqui na próxima PRESS B - Personalidades!
Um grande abraço à todos e até a próxima
Fernando Farnochi
Não deixem de enviar sua celebridade, nos comentários, pois ela poderá muito bem figurar como destaque aqui na próxima PRESS B - Personalidades!
Um grande abraço à todos e até a próxima
Fernando Farnochi
https://youtu.be/rcd8T1sLhCE
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